Tomografo e caras

Equipamento permitirá atendimento mais seguro e mais ágil a população regional 

Veja outras fotos do evento

O Hospital Regional Universitário de Maringá conta agora com um tomógrafo computadorizado que vai garantir a melhoria na qualidade e agilidade no atendimento à população e oferecer mais excelência no aprendizado aos estudantes de Medicina e de outras áreas da saúde.

Além disso, a compra do aparelho será um grande avanço no diagnóstico por imagem devido à tecnologia superior do equipamento, com 80 canais.

A entrega do tomógrafo ocorreu nesta sexta-feira (20), no HU, reunindo representantes da Reitoria; do corpo técnico e da direção do hospital; do Conselho Municipal de Saúde; do Consórcio Público Intermunicipal do Setentrião Paranaense (Cisamusep); e da política regional; além de servidores do HU.

A tomografia computadorizada é um método de diagnóstico que utiliza imagens reconstruídas por meio de um computador a partir da emissão de feixes de raio X por um tubo que gira em torno do paciente de forma contínua.

Essas imagens têm muito mais detalhes do que a da radiografia tradicional e permitem reconstruções em diferentes planos, além de aquisições milimétricas de imagens do corpo humano. O exame não é invasivo, ou seja, não provoca dor, além de permitir a análise em qualquer parte do corpo, como abdômen, tórax, crânio e ossos.

aparelho grande

O tomógrafo computadorizado, 80 canais, permitirá processamento de imagens mais rápido e com mais fidelidade

A tomografia serve para diagnosticar inúmeras doenças e pequenas alterações em vários setores do organismo humano. Ela pode avaliar traumas cranianos ou, por causa dos seus resultados rápidos, ajudar a encontrar acidentes vasculares cerebrais nos prontos-socorros.

Além do mais, o procedimento detecta tumores e processos infecciosos de diferentes órgãos. Sinais importantes de alerta, como hemorragias, aneurismas, perfuração de alças intestinais e até infartos também são detectados com o exame.

O aparelho foi solicitado pelo HU e pela UEM ao governo federal em março de 2018, na gestão do ministro Ricardo Barros (PP), da Saúde. 

Deu-se a assinatura de um convênio, de nº 864231/2018, entre a Universidade e o Ministério, em meados de novembro de 2018. Após a licitação e a liberação dos recursos, no valor de R$ 2.119.900,00, em agosto de 2019, o hospital adquiriu o aparelho, cujo nomenclatura completa é "Tomógrafo Computadorizado Helicoidal 80 canais, da marca Cânon, modelo Aquilion Lightning 80". Quanto mais canais o equipamento tiver mais rápido será feito o processamento das imagens, com mais fidelidade.

O aparelho foi entregue no final de novembro deste ano e passou pelo processo de instalação e testes. E por fim, foi realizado o treinamento e capacitação dos profissionais da equipe técnica e médica do setor de imagem com o objetivo de pôr o tomógrafo em funcionamento.

Conquistas

O Hospital Universitário Regional de Maringá teve seu marco inicial no final da década de 80. Tornou-se o maior hospital público porta aberta da região, mantendo 100% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

É referência na Urgência e Emergência, com atendimento do trauma e da alta complexidade para o implante coclear, cirurgia bariátrica e gestação de alto risco.

Ricardo fala

O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, disse que a gestão está avançando na qualificação dos serviços prestados pela Universidade

O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, disse, na cerimônia, ocorrida no setor de Imagenologia do hospital, que a aquisição do tomógrafo é mais uma das conquistas que irão contribuir para a qualificação dos serviços prestados pela Universidade.

A melhoria na qualificação dos serviços foi um dos avanços do primeiro ano desta gestão, segundo Silva, que citou, ainda, apesar das dificuldades de 2019, a implementação de subsídio das refeições para estudantes carentes (inclusive os dos câmpus regionais); a criação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PLD), num esforço de melhorar a política de planejamento da instituição; e a posse do Conselho de Integração Universidade-Comunidade, numa demonstração do esforço da UEM em caminhar em sintonia com as comunidades local e regional.

Como conquista e superação dos desafios, o vice-reitor falou dos investimentos no hospital, incluindo a pavimentação asfáltica de acesso à Imagenologia e outros setores; a abertura de novas áreas de estacionamento; e a conclusão de 108 novos leitos.

Conforme ele, agora é preciso sensibilizar o governo do Estado e a classe política sobre a necessidade e a importância de se equipar e contratar funcionários para os novos leitos, além de comprar equipamentos que serão alocados na Clínica Odontológica e contratar funcionários para atuar no setor de Oncopediatria.

Silva aproveitou para convidar a todos a participar das comemorações pelos 50 anos da UEM, iniciadas em 2019 e que terão prosseguimento no próximo ano. Ele agradeceu aos políticos que têm ajudado a Universidade, entre eles o deputado Ricardo Barros, responsável pelos recursos para a compra do novo tomógrafo.

laço

O desenlace da fita reuniu diversas autoridades

Maior

A superintendente do hospital, Elisabete Kobayashi, afirmou que hoje ficaria marcado como uma data para a conclusão de final de ano após as muitas dificuldades enfrentadas em 2019.

De acordo com ela, apesar dos problemas 99% das pendências com o Ministério Público foram resolvidas. Para ela, é provável que o Pronto Socorro do hospital da UEM seja o maior dos HUs de porta aberta do Paraná, devendo fechar este ano com mais de 61 mil atendimentos.

Lembrando que o tomógrafo foi conseguido ainda na gestão do ministro Ricardo Barros, hoje deputado federal, ela disse que o equipamento trará mais segurança e agilidade no atendimento aos pacientes.

Elisa
A médica Elisabete Kobayashi, superintendente do hospital, falou do novo equipamento e da  solução das pendência com o Ministério Público

Secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, que representou o prefeito Ulisses Maia (PDT), destacou que os avanços que o hospital universitário precisa se conseguem por meio de parcerias. E estas parcerias, segundo ele, devem ser com a Prefeitura, o governo do Estado e os deputados. Biatto prometeu trabalhar para obter a habilitação do HU como hospital de alta complexidade.

O assessor parlamentar Vagner Mussio representou o deputado federal Ricardo Barros e o assessor parlamentar João de Carvalho Pinto representou a deputada estadual Maria Victória (PP).