foto 1 1

As atividades foram realizadas em uma escola de Cianorte

O encerramento das atividades do Programa Residência Pedagógica, ofertado no Câmpus Regional de Cianorte da Universidade Estadual de Maringá, foi marcado pelo projeto Criando e Recriando com Ana Maria Machado de incentivo à leitura.

As atividades foram realizadas no dia 29 de novembro com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jardim Aeroporto, de Cianorte. Utilizando-se da literatura de Ana Maria Machado, os residentes do programa desenvolveram oficinas pedagógicas e apresentação teatral.

Segundo Lilian Alves Pereira Peres, professora do curso de Pedagogia e coordenadora do programa de residência, os residentes proporcionaram aos alunos situações de leitura de forma que eles pudessem vivenciar as narrativas, construindo assim uma consciência reflexiva e questionadora.

foto 2 1

“Na formação de um indivíduo, ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser leitor. Ao trabalhar com a linguagem oral, o contador abre caminhos para que aprendamos a falar, escrever e ler. Neste sentido, os residentes de Pedagogia,  por meio do processo de mediação, proporcionavam situações em que as crianças pudessem argumentar sobre suas ações. E por meio da reflexão sobre essas ações, as crianças começaram a compreender possibilidades na formação de novas condutas, tornando-se mais reflexivos e questionadores" ressalta a coordenadora.