Francine 2

Palestra é da professora Francine Marcondes Oliveira (foto), do Departamento de Fundamentos da Educação da UEM

A professora Francine Marcondes Castro Oliveira, do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai proferir, na quarta-feira (2), às 20 horas, no anfiteatro do bloco F-67, a palestra "Aspectos Técnicos e artísticos na elaboração de slides com enfoque acadêmico".

Trata-se de um curso sobre a elaboração de slides para utilização no meio acadêmico. O foco, entretanto, não é em "como" fazer os slides, mas em uma modificação na concepção estética que se aplica a esta ferramenta, segundo a palestrante.

"Eu trabalho com aspectos que transmitem mensagens em composições visuais e explico os impactos de diversas utilizações, me baseando, sobretudo, na minha experiência como docente e em estudos da área do Design", diz Francine.

Segundo ela, os principais aspectos evidenciados são cor, tipografia, texto, alinhamento, enquadramento e animações. Além disso, a professora afirma que trabalha com os elementos essenciais e a sequência de slides para defesas de trabalhos acadêmicos, tais como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), mestrado e doutorado.

palestra slides

De acordo com a palestrante, a conferência tem como público alvo estudantes universitários, professores (de qualquer área) e pessoas interessadas no estudo de recursos visuais.

Graduada em Pedagogia, Francine possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, pela UEM.

Reúne experiência na área da Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, com pesquisas principalmente sobre os temas Epistemologia Genética e Pedagogia Waldorf. De 2006 a 2008, ministrou a disciplina Psicologia da Educação na UFPR e entre 2008 e 2011 atuou como professora a distância do curso de Pedagogia no Grupo do Centro Universitário Internacional (Uninter), assumindo, neste último ano, a coordenação adjunta do referido curso.

Desde 2013, é docente da área de Metodologia e Técnica de Pesquisa na UEM, onde ministra aulas para os cursos de Pedagogia, Educação Física, Enfermagem, Artes Visuais, Odontologia e Psicologia.

As inscrições para a palestra podem ser feitas por meio do endereço eletrônico. A promoção do evento é do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da UEM. Outras informações pelos telefones (44) 3011-4826 e 3011-4827.