Tools

estacao m goioere 1

Dados gerados por equipamentos do Inmet são importantes para atividades acadêmicas e agricultores

Está em pleno funcionamento, há duas semanas, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no câmpus regional de Goioerê (PR) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A estação estava desativada na cidade e em novembro foi reativada, desta vez nas instalações da universidade, em área adequada e aberta, perto do Bloco V-03.

Os dados da estação automática são coletados de hora em hora e ficam disponíveis nesta página. É possível ver informações de temperatura, umidade, ponto de orvalho, pressão atmosférica, vento, radiação e índice de chuva. Os horários são mostrados em Tempo Universal Coordenado (UTC, em inglês): “19h” em UTC, por exemplo, corresponde a “16h” no Horário de Brasília.

De acordo com Gilson dos Santos Croscato, diretor do câmpus de Goioerê, o convênio entre a UEM e o Inmet, passível de renovação, é importante tanto para a sociedade quanto em âmbito acadêmico. “Somos uma região agrícola. Então, a otimização das informações relacionadas ao tempo melhora a previsão climática e ajuda os agricultores”. Para as atividades universitárias, Croscato expõe que ajuda Ensino, Pesquisa e Extensão, principalmente para as graduações em Ciências Naturais e Física e para o Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais.

 

estacao m goioere 2

Informações são coletadas de hora em hora

uem tv