joao nova lisboa 01

João Garcia Pereira é pesquisador na área de Economia da Saúde

João António Catita Garcia Pereira, professor da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, visitou a Universidade Estadual de Maringá (UEM) nesta semana. Ele é catedrático de Economia da Saúde e foi diretor e presidente do conselho científico da Escola Nacional de Saúde Pública. Além da vinda para compartilhar seus conhecimentos, esta é uma das ações de internacionalização da UEM.

“É um grande prazer estar na UEM. Fiquei, confesso, muito sensibilizado e surpreendido por encontrar uma equipe tão dinâmica nessa área econômica”, declara Pereira, que espera que futuramente surjam acordos de cooperação internacional entre a Estadual de Maringá e a Universidade Nova. O professor, que já conhece o Brasil há pelo menos duas décadas, afirma que a intervenção de economistas na saúde é relativamente nova por aqui, mas de total importância.

A convite do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE) da UEM, Pereira aplicou o minicurso “Métodos de Avaliação Econômica na Área da Saúde”, ontem (13), e ministrou a palestra “Avaliação de Tecnologias da Saúde: desafios atuais e futuros para a Economia”, na segunda-feira (11). As atividades ocorreram no câmpus da UEM em Maringá (PR). “Os sistemas públicos de saúde são um grande avanço para as populações, dando acesso à melhor medicina. Precisamos geri-los e inovar continuamente”, contextualiza.

Hoje (14) à tarde, o vice-reitor Ricardo Dias Silva recebeu o professor português em seu gabinete. Também estiveram na reunião: Cassia Kely Favoretto Costa, coordenadora do PCE; Ricardo Luis Lopes, coordenador-adjunto do PCE; Elisabete Mitiko Kobayashi, superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM); Eliana Valéria Patussi, coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac); e Marcio Pascoal Cassandre, professor do Departamento de Administração (DAD).

joao nova lisboa 02

Reunião com professor português no gabinete do vice-reitor

Reportagem atualizada em 19/11/2019 às 15h21.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv