Cecilia Peçanha capa

Moradora na Bélgica, onde dá aulas de vários instrumentos, ela também vai ministrar um curso na UEM

A flautista Cecília Peçanha, de Londrina, reconhecida internacionalmente, vai fazer o Concerto de Flauta Doce & Efeitos Eletrônicos, no próximo dia 14 de novembro, às 13h30, no Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá (DMU), bloco 8, sala 8, câmpus sede da UEM.

Além do concerto, Cecília, que mora na Bélgica, onde é professora de música, ministrará um masterclass de flauta doce, na mesma data, com início às 15h30, na Escola de Música, bloco 115, sala 5, ao lado da Reitoria.

A flautista iniciou os estudos em Música por meio da flauta doce, violão e canto. Tem dedicado seu caminho acadêmico e profissional para a música histórica através da flauta doce. 

Participou de vários festivais internacionais de Música Histórica no Brasil no exterior, incluindo o VI, VII, VIII e IX Curso Internacional de Música Antiga da Esmae (Escola de Música, Artes e Espectáculo) - Porto, Portugal. Festival Internacional de Música de Londrina, Festival de Música de Juiz de Fora e Utrecht Muziek Festival (Holanda). 

Obteve Bacharel em música histórica – flauta doce, na Esmae, com Pedro Sousa Silva, tendo recebido 20 de 20 pontos em seu exame final. Apoiada pela bolsa de estudantes Erasmus, fez um intercâmbio no Conservatório Real de Bruxelas, com Bart Coen e Peter de Clercq. É mestra em Flauta Doce e Música Antiga pelo Conservatório Real de Bruxelas, onde também fez uma pós graduação com Kris Defoort em flauta doce jazz e um curso de Pedagogia aplicada à flauta doce. 

Cecília maior

Participou de masterclasses com diversos professores, entre eles Fernando Paz, Michael Posch, Peter Memelsdorff, Joris Van Goethem, Dorothee Oberlinger, Pedro Castro, Kees Boeke, Marco Magalhães, David Castello, Ana Mafalda Castro, Pedro Novaes, Jill Feldman e Magna Ferreira. 

Cecília tem se apresentado regularmente com diversos grupos de música antiga, música brasileira e de música portuguesa, tendo gravado o CD Ciclorama com o grupo A presença das Formigas, Portugal. Gravou 2 CD's com seu projeto Blue Bossa Liberté (Bruxelas) – Muambaroots 2016 e Monstros Tetratterripelaticas (2018) apoiado pela Federation Walonie – Bruxelles Ça Balance na Bélgica.

Foi professora de flauta de bisel no Conservatório de Música do Porto, Bando dos Gambozinos e no Colégio Alemão do Porto. É professora de flauta doce, flauta transversal, canto, violão e solfejo nas escolas de música Jan Niklaas, MusicArt, Imagine, Toboggan e na Academia de Música de Etterbeek, todas na Bélgica. 

Outras informações sobre a carreira profissional dela podem ser obtidas no site. As inscrições para o masterclass que ela vai ministrar na UEM são gratuitas e devem ser feitas no DMU ou na EMU, organizadores do evento, até o dia 14.