2019 10 31 Alexandra Cousin PEN 3A proposta é dar continuidade às ações e projetos essenciais para a atual gestão

A professora Alexandra de Oliveira Abdala Cousin, do Departamento de Matemática, assumiu, nesta semana, a Pró-Reitoria de Ensino (PEN). Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ela aceitou o convite com a proposta de dar continuidade aos projetos essenciais para a gestão.

Segundo ela, os desafios são muitos, entre eles a implantação de um sistema de informatização capaz de integrar todos os setores da PEN e diminuir a burocracia interna. Nesse sentido, a UEM já estuda firmar uma parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista) para utilização do sistema criado pela instituição paulista. A negociação está adiantada e vem sendo conduzida pela nova pró-reitora ainda quando ela estava na Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA). “O sistema abarca todas as necessidades da PEN, matrícula, ensalamento, formatura, só para citar algumas”, explica Alexandra Cousin, destacando que o modelo ainda tem a vantagem de poder se adequar conforme as necessidades da UEM.

A pró-reitora comenta também a necessidade de discutir a implantação de sistema de créditos e a oferta modular de disciplinas de graduação, proporcionando uma distribuição mais flexível da matriz curricular assim como a integração entre os diferentes cursos. Ela diz que dentro da autonomia universitária, podem ser feitas tais alterações desde que não acarrete prejuízos à formação dos alunos, porém são propostas que precisam de uma boa base de discussão para então ser levada nos conselhos superiores para o debate.

Entre as prioridades, Alexandra Cousin cita também a necessidade de avançar no aproveitamento de vagas ociosas e na integração com os câmpus regionais garantindo medidas que dêem maior autonomia e fortalecimento aos câmpus.

Para a nova pró-reitora todas as estratégias pensadas têm como foco uma política acadêmica que possa colocar a UEM em patamares ainda maiores nos cenários nacional e internacional.

Alexandra Cousin substitui a professora Leila Pessôa Da Costa. Com a mudança, Rodrigo Junqueira Nunes de Oliveira assume, temporariamente, a diretoria da DAA, até o professor Carlos Humberto Martins, do Departamento de Engenharia Civil, passar a integrar a equipe. Além disso, a professora Maria Eunice França Volsi, do Departamento de Teoria e Prática da Educação, deve assumir a Diretoria de Ensino de Graduação.

Reportagem atualizada em 31/10/2019 às 14h32.