Harmonic Flute Ensemble 001

Show do grupo camerístico, que combina o uso da flauta doce com outros instrumentos, será no Convite à Música

O grupo camerístico "Harmonic Flute Ensemble", da Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá, vai se apresentar, gratuitamente, na quinta-feira (31), às 20h30, no Teatro Barracão, dentro do projeto Convite à Música, com obras período barroco.

No espetáculo, os músicos da UEM irão apresentar composições de Alessandro Marcello, Alessandro Scarlatti, Henry Purcell, Johann Friedrich Fasch e Johann Sebastian Bach.

Subirão ao palco Ana Carolina Rodrigues Ambrósio, Bernhard Fuchs, Bruno Soares Nogueira e Carlos Daniel Moreschi Caetano (flauta) e Hideraldo Luiz Grosso (cravo).

O cravo é um instrumento de teclado que possui formato semelhante ao do piano de cauda antigo, porém pode ser composto por um ou dois teclados.

Criado em 2013, o Harmonic Flute é um grupo camerístico voltado à prática do repertório da flauta doce com outros instrumentos. Surgiu a partir de um grupo de estudos dentro da UEM e no ano seguinte se tornou um projeto de extensão vinculado à Escola de Música.

Desenvolvendo distintos repertórios, o grupo estuda desde peças escritas na renascença até a contemporaneidade, seja para a família das flautas ou adaptações, incluindo arranjos e composições dos próprios integrantes da orquestra.

Em seu primeiro ano de atividade, realizou apresentações artísticas e didáticas no âmbito da UEM. Em abril de 2015, o grupo participou do 1º Curso Internacional de Flautistas de Bauru – ‘Juliano de Arruda Campos’.

O "Convite à Música" é um projeto da Prefeitura de Maringá, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc).