2019 10 17 FADEC Bloco Q03 30 anos 9942Modernizar os sistemas de gestão está entre os desafios da Fundação

Neste mês de outubro, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec) completa 30 anos de criação. Sem fins lucrativos e gerenciada por regime jurídico diferenciado, a entidade é vinculada à Universidade Estadual de Maringá (UEM), tendo sido instituída por docentes no dia 16 de outubro de 1989.

 Basicamente, a Fadec oferece apoio na execução e na gestão financeira de projetos de pesquisa, de prestação de serviços, de extensão e de pós-graduação. Por ser uma fundação, sua atividade fim permite simplificação de procedimentos de contratações de serviços e convênios, agilizando sistemas de compra, por exemplo

 Leandro Vanalli, atual diretor-presidente da Fundação, destaca que o grande desafio hoje é a formulação de uma legislação específica que garanta maior suporte ao funcionamento de entidades como a Fadec.  “No sistema federal já houve avanços nesta direção, precisamos seguir os mesmos passos”, opina.

A atual diretoria executiva, empossada em março deste ano, tem debatido o assunto. A proposta é que as discussões possam contribuir para o debate no âmbito estadual. “Queremos ajudar a construir um modelo ideal”, explica Vanalli.

Internamente há outras demandas igualmente importantes. A atual diretoria, junto com o Conselho Superior da Fundação, presidido pelo professor Romildo Moraes, quer implantar medidas que garantam maior transparência e acesso à informação. Outro desafio é a modernização nas rotinas administrativas e atualização nos sistemas de gestão.

A prestação de contas de convênios e parcerias, que apresentavam pendências e estavam passíveis de questionamentos, já é uma etapa vencida. Segundo Vanalli, houve uma força tarefa para colocar a questão em dia e que neste processo foi possível contar com total apoio do setor de controladoria da UEM, garantindo, hoje, a certificação da Fundação “A medida foi importante não só para dar mais transparência, mas também para possibilitar novos convênios e parcerias”, frisa o diretor-presidente.

 Convênios

Ao longo dos 30 anos de história, a Fadec já gerenciou aproximadamente 600 projetos. “O regime jurídico diferenciado proporciona maior agilidade aos esforços de captação de recursos para a UEM, viabilizando maior número de projetos”, acentua Vanalli.

Ele reforça que a entidade está sujeita à fiscalização do Ministério Público, para o qual é submetida à prestação e aprovação anual das contas. “Além disso, toda vez que administra recursos públicos, a Fadec apresenta os demonstrativos aos Tribunais de Contas do Estado e da União”, pontua.

Outras informações pelos telefones (44) 3011-4462 e 3011-4446. O site da Fundação está em processo de reformulação.