alcool e drogas 2019

Simpósio, com inscrições abertas, será ministrado por educador social de renome nacional

Começaram, nesta segunda-feira (21), na Universidade Estadual de Maringá, as inscrições para o simpósio sobre "Uso de álcool e outras drogas em contextos de festas e lazer: desafios do cuidado em saúde e a 'nova' política sobre drogas", a ser realizado no dia 8 de novembro, às 18h30, no bloco I-12, câmpus sede da UEM.

Sob a coordenação do professor Fábio Lopes, do Departamento de Psicologia (DPI), o evento terá como objetivo central promover e difundir conhecimentos qualificados sobre práticas de cuidado a usuários de álcool e outras drogas em contextos de festas e de lazer.

Também visa discutir sobre os desdobramentos das recentes alterações na Política Nacional sobre Drogas, qualificar trabalhadores das redes de atenção psicossocial e dos serviços de assistência social, e difundir práticas e hábitos de saúde e cuidado entre a população universitária, especialmente estudantes de graduação e pós-graduação.

O simpósio é direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de saúde, educação e serviço social, entre outros interessados.

O conteúdo programático prevê a abordagem sobre a atuação do redutor de danos em contextos de festas e lazer: limites e possibilidades; a respeito das práticas de redução de danos em contextos de festas; e, ainda, abordagem acerca do papel e o lugar da RD e dos trabalhadores na "nova" política sobre drogas.

Myro Rolim

Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 7 de novembro pelo site, pelo qual o candidato vai digitar o número de recolhimento 5673, efetuar o pagamento e enviar o comprovante para o e-mail "nupaduem@gmail.com" informando nome completo, CPF, e se é membro da comunidade interna ou externa da UEM.

O ministrante será o educador social Myro Rolim (foto acima), que também é redutor de danos, coordenador do Programa de Redução de Danos em Álcool e Outras Drogas, IST/HIV/AIDS, do município de Jacareí, São Paulo.

Rolim tem experiência em educação e no campo de álcool e outras drogas com populações vulnerabilizadas, principalmente população em situação de rua, LGBTQI+, crianças e adolescentes. É ex-coordenador do "Projeto Oficinas", para a SMDHC-SP, no Programa De Braços Abertos, na região da Cracolândia, capital paulista.

A estimativa é que o evento reúna em torno de 200 participantes. Outras informações pelo telefone (44) 9 99017275, com Fábio Lopes. O professor coordena o Laboratório de Estudos sobre Drogas e Sociedade (LED/UEM), que, por sua vez, é ligado ao Departamento de Psicologia da UEM.