IMG 20191014 WA0003

O evento ocorreu de 29 de setembro a 2 de outubro

Um grupo de médicos, professores e alunos do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), participaram do 57° Cobem - Congresso Brasileiro de Educação Médica, em Belém do Pará, promovido pela Abem - Associação Brasileira de Educação Médica. No grupo, estava a superintendente do HUM, a doutora Elisabete Mitiko Kobayashi.

Segundo os organizadores, o congresso é construído coletivamente, com professores e estudantes, que propõe realizar discussões atuais e desafiadoras sobre a educação médica. Em 2019, o tema central foi Educação Médica Transformadora: Compromisso e Responsabilidade Social. Assim, “o 57° Cobem teve o objetivo de contribuir com a formação de profissionais que sejam agentes transformadores da sociedade na atenção à saúde da população”, destacou o programa do Congresso.

“Os professores da UEM levaram ao COBEM as experiências com a disciplina interprofissional de Atenção em Saúde e seus desdobramentos curriculares, educacionais, suas contrapartidas sociais e a importância da interface ensino-serviço”, disse um dos docentes participantes, o pediatra e assessor de Ensino, Pesquisa e Extensão do HUM, Edson Arpini Miguel.

IMG 20191014 WA0005

O professor ministrou uma oficina, no pré-congresso, com o tema Avaliação de Habilidades Semióticas, coordenada, também, pelos professores Roberto Zonato Esteves, Elizabeth Kobayashi, Grace Jaqueline Aquiles, Márcia Rosangela Neves de Oliveira, Eliana Valéria Patussi, Débora Regina de Oliveira Moura,Wilson Rinaldi, Suzana Goya e Hélen Cássia Rosseto.

Os docentes apresentaram, ainda, na sessão de Temas livres, os trabalhos: Experiência dos estudantes de medicina com estações culturais, elaborado por Edson Arpini Miguel, Rafaely de Cássia Nogueira Sanches, Idalina Diair Regla Carolino, Roberto Zonato Esteves, Wilson Rinaldi; e Disciplina Interprofissional contrapartidas sociais acumuladas em cinco anos de experiência, dos autores Grace Jaqueline Aquiles, Marco Antônio Costa, Gislaine Franco de Moura Costa, Suzana Goya e Edson Arpini Miguel (foto acima).

IMG 20191014 WA0006

O grupo também mostrou a produção feita junto com os alunos, na Sessão de Pôster. Foi apresentado o trabalho O estudante de medicina em disciplina interprofissional: sou diferente?. A autoria do trabalho é de Edson Arpini Miguel, Priscila Garcia Marques, Márcia Rosangela Neves de Oliveira, Eliana Valéria Patussi e Débora Regina de Oliveira Moura.

Por fim, representantes do grupo participaram de mesas-redondas e painéis: Temos evidências de avanços no ensino interprofissional?, com Edson Arpini Miguel (UEM), Eliane Gontijo (UFMG) e José Rodrigues Freire Filho (OPAS); O que temos feito de novo no ensino da urgência e emergência?, com Roberto Zonato Esteves (UEM) e Gérson Alves Pereira Júnior (USP Bauru); e Temos avançado nas estratégias de avaliação formativa?, mesa composta por Edson Arpini Miguel (UEM), Evelin Massae Muraguchi (Abem/UEL), Patrícia  Tempski (USP) e Emerson Alves de Paula (UPE).

O próximo Congresso será em Foz do Iguaçu, em meados de outubro de 2020.