cartaz imp 2

Acervo integra a Rede Paranaense de Coleção Microbiológica, da qual a UEM faz parte: inscrições estão em andamento

O Programa de Pós graduação em Ciências da Saúde (PCS), da Universidade Estadual de Maringá, promoverá, nos dias 21 e 22 de novembro, o 3º Workshop das Coleções Microbiológicas Rede TAXonline.

As atividades ocorrerão no Hospital universitário, prédio do banco da Caixa Econômica Federal, ao lado do Hemocentro. O evento tem por objetivo difundir a troca de experiências e conhecimento científico entre profissionais, estudantes e pesquisadores de instituições públicas e privadas que trabalham com coleções biológicas, com ênfase em microbiologia.

O intuito da organização do evento é apresentar a Rede Paranaense de Coleção Microbiológica, como é conhecido o Projeto, e debater sobre coleções de microrganismos e manipulação de patrimônio genético nacional.

A programação terá palestras, debates, apresentação de pôsteres virtuais e curso prático. Visando aliar as palestras com o tema do Encontro “Tecnologia como recurso de disseminação do conhecimento microbiológico”, haverá várias apresentações presenciais, em formato de vídeo, e debates on-line.

As inscrições, pela Internet, estão abertas. Os candidatos interessados em apresentação de trabalhos devem submeter os resumos até o dia 25 de outubro. Aos participantes inscritos será concedido certificado com carga horária de 12 horas.

A Rede teve início em dezembro de 2005 e caracteriza-se principalmente pela informatização dos dados das coleções e sua liberação pela internet.

A captura e a passagem dos dados das etiquetas de cada exemplar biológico para um sistema de armazenamento em computador é o passo inicial essencial para tornar a imensa quantidade de informações das coleções acessíveis e passíveis de ser transformadas em produtos úteis para a sociedade.

Entre as etapas de desenvolvimento estão incluídas a organização do material das coleções, da infraestrutura de apoio e das informações a serem disponibilizadas. Com o crescimento e fortalecimento, a Rede passou a ter um maior envolvimento dos curadores e hoje é um grupo de instituições e pesquisadores com objetivos comuns que vão além da informatização de seus acervos.

A implantação da Rede ocorreu a partir de um auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com nove coleções botânicas e zoológicas no Estado.

De agosto de 2008 a final de 2010, recebeu recursos da Secretaria do Estado da Ciência e Tecnologia (Seti) para integração das coleções das universidades estaduais de Maringá e Ponta Grossa (UEPG), que inicialmente não participavam do Projeto. Posteriormente, a Rede TAXonline passou por outro processo de expansão e, desde o início de 2013, abriga os registros das coleções de culturas biológicas, incluindo as coleções de culturas microbianas, com a criação do primeiro “Centro de Coleções de Culturas Biológicas do Estado do Paraná”.

Para o desenvolvimento dessa etapa, a Rede foi contemplada com recursos da Fundação Araucária. No final de 2013, a Rede passou a fazer parte do Sistema de Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira – SIBBR (http://www.sibbr.gov.br/) e Global Biodiversity Information Facility (http://www.gbif.org/).

O acervo das Coleções Microbiológicas da Rede Paranaense (CMRP) se constitui de linhagens clínicas e ambientais, contendo linhagens tipo e de referência de bactérias, actinomicetos, fungos filamentosos e leveduras, destinadas a aplicação acadêmica, taxonômica e biotecnológica.

Mais informações nosite, Facebook ou Instagram "@workshoptaxmaringa".