APG valendo

Reitoria dialogou com alunos que se manifestaram contra os cortes de bolsas e se propôs em atuar em parceria com a APG

Durante manifestação feita, nesta quarta-feira (2), em frente à Reitoria, estudantes de mestrado e doutorado reforçaram o protesto nacional pelos cortes de bolsas na pós-graduação e aproveitaram para comunicar ao reitor da Universidade Estadual de Maringá, Julio Damasceno, a reativação da Associação de Pós-Graduação da UEM (APG).

O ato, em todo o Brasil, foi organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPG) e, na UEM, os alunos levaram cartazes para reforçar a preocupação contra a política de desmonte do ensino superior público.

Estudante do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PCF), Rafael Pazinatto Aguiar demonstrou, ao lado dos colegas, a intenção de atuar ao lado da administração da Universidade para divulgar a ciência.

Segundo ele, a reativação da APG é importante porque fortalece o apoio ao movimento estudantil de pós-graduação na UEM, mostrando que os alunos estão mobilizados.

Debora valendo

Para Julio Damasceno, é extremamente importante a reativação da APG. De acordo com ele, estas iniciativas representam a valorização da ciência e da tecnologia. "O Brasil não se pode dar ao luxo de negligenciar em momento algum o ensino de pós-graduação", disse.

Damasceno, para quem os cortes de recursos no setor podem pôr em risco o capital acumulado ao longo do tempo, afirmou que a Reitoria e a APG devem trabalhar em parceria para divulgar a ciência e a tecnologia.

O reitor e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Sant'Anna convidaram os manifestantes para participarem, amanhã (3), às 13h30, no bloco C-34, de um fórum de internacionalização com a participação de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da UEM.

Julio valendo