Gestão democratica

Evento, de 2 a 4 de outubro, está com inscrições abertas, e terá palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos

A gestão democrática da cidade e o plano diretor municipal será o tema central da 27ª Semana da Geografia e o 5º Encontro Regional de Geografia da Universidade Estadual de Maringá, de 2 a 4 de outubro, no câmpus sede da instituição.

O público alvo são os estudantes; professores do ensino fundamental, médio e superior; e membros da comunidade em geral. Além de palestras, o evento terá mesas-redondas, minicursos e apresentação de paineis.

As inscrições para a participação como ouvinte ou para a apresentação de paineis estão abertas e poderão ser efetuadas até a data de início do Encontro.

Não serão aceitas inscrições online, apenas presencialmente. Por isso, os interessados deverão comparecer à secretaria do Departamento de Geografia (DGE), em horário de expediente da UEM, no bloco J-12.

A abertura oficial ocorrerá no dia 2 de outubro, uma quarta-feira, às 19 horas, no anfiteatro Ney Marques, quando o procurador de Justiça do  Estado do Paraná, Rafael  Domingues, vai falar sobre "A gestão democrática da cidade".

No dia 3, às 19 horas, será promovida a mesa redonda "Plano diretor municipal elaboração e revisão", com a participação da professora Angela Maria Endlich (DGE); do arquiteto Márcio Lorin; e do vereador e geógrafo Cristiano Niero Astrath.

Também ocorrerá a cerimônia de lançamento do livro "O MST, um outro olhar - o que a mídia não divulga", do padre João Caruana. Ainda no dia 3, das 13h30 às 17h30, estudantes farão apresentações de trabalhos acadêmicos.

Cidade Verde

No dia 4, às 19 horas, haverá mais uma mesa-redonda, desta vez para discutir o tema "Instrumentos para o planejamento e gestão democrática da cidade". Participação o procurador Rodolfo Vassoler; o vereador e engenheiro Sidnei Telles; e a arquiteta Bruna Barroca.

Também no dia 4, das 13h30 às 17h30, serão ministrados quatro minicursos: "A cidade pensada e planejada para a população LGBT", pela agente universitária da UEM, Margarete Lopes Iung; "Análise Exploratória de Dados", pelo professor aposentado do Departamento de Matemática da UEM, César Pereira; "Ação do ser humano na natureza e suas consequências na saúde pública: uma visão regional", pela engenheira florestal Raquel Costa Chiao Travenisk e o farmacêutico-bioquímico Regivaldo Florentino Rodrigues, mestrando em Ciências da Saúde pela UEM; e "O Estatuto da Metrópole e as Políticas de Desenvolvimento Urbano-Regional do Paraná", pela professora do Departamento de Ciências Sociais da UEM e coordenadora do núcleo UEM do Observatório das Metrópoles, Ana Lúcia Rodrigues.

Todas as atividades do período da tarde serão no bloco J-12 e as da noite ocorrerão no anfiteatro Ney Marques. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas na secretaria do DGE, pelo telefone (44) 3011-4290. O coordenador da Semana e do Encontro é o professor Jorge Ulises Guerra Vilalobos, do Departamento de Geografia da UEM.

A realização é do DGE em parceria com a CONGEOjr, empresa junior de Geografia da UEM; e do Centro Acadêmico de Geografia da UEM (Cageo).