2019 09 19 II Simposio de Pos Graduacao em Enfermagem II SIPSE 6804

Professora de Portugal aborda cuidados com pacientes, do hospital à volta para casa

“A cronicidade em diversos cenários e abordagem de cuidado” é a temática central do 2º Simpósio Internacional do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, que iniciou ontem (18) e se estende até amanhã (20). É realizado em conjunto com o 1º Simpósio Internacional de Interprofissionalidade na Saúde, e ambos são organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Na manhã de hoje (19), houve palestra com Maria de Fátima de Araújo Lopes Elias, professora da Escola Superior de Enfermagem do Porto, em Portugal. No Auditório do Bloco B-33 do campus sede da UEM, falou sobre “Transição do cuidado do hospital para o domicílio: necessidades e dificuldades dos cuidadores”. De acordo com a doutora, quem cuida do paciente em casa, pós-internação, tende a ser um parente. “As políticas de saúde aproveitam o desejo da pessoa de se recuperar em casa para dar altas cada vez mais precoces. Portanto, essas pessoas com dependências chegam aos seus domicílios com processos de saúde complexos”. Assim, diz que cabe aos enfermeiros tornar segura e saudável a ida para casa.

Programação – O 2º Simpósio Internacional e o 1º Simpósio Internacional, do PSE da UEM, são compostos por 14 palestrantes, cinco workshops, mesa-redonda, apresentação de trabalhos em modalidade oral e apresentação cultural. Para ver a programação completa, clique aqui.

2019 09 19 II Simposio de Pos Graduacao em Enfermagem II SIPSE 6757

Na mesma semana ocorre 1º Simpósio Internacional de Interprofissionalidade na Saúde

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv