seguranca paciente kelly quizz

Evento mobilizou toda comunidade hospitalar

Os corredores do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) ficaram coloridos nesta terça-feira. É que a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente e de Gerência de Risco vestiram abóbora, para marcar o Dia Internacional de Segurança do Paciente, 17 de setembro, que teve como tema, em 2019, Fale pela Segurança do Paciente. O grupo visitou os diferentes setores do Hospital e abordou aqueles que circulavam pelos corredores do HUM.

Segundo a gerente de Risco do Hospital, Kelly Inoue, a programação foi dividida em três etapas. Pela manhã, os setores do HUM foram visitados e os servidores foram convidados a fazer um curso de Segurança do Paciente oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública.

gestao seg cozinha certooo

Além disso, os profissionais tiveram acesso ao relatório de notificações de ocorrências, com dados de janeiro a agosto de 2019, e conheceram um caso de evento adverso em relação à segurança do paciente. “Os dados e o caso estão relacionados ao HUM”, acrescentou Kelly Inoue.

Quizz – À tarde, foi a vez da equipe organizadora abordar a comunidade hospitalar em geral. Utilizando um programa de computador chamado Paciente Seguro, o grupo promoveu uma espécie de quizz com alunos, servidores, professores e residentes do Hospital, sobre temas ligados à segurança do paciente.

À noite, os trabalhadores ainda puderam participar de um curso sobre Acidentes com Material Biológico, que contou com simulação realística. A promoção foi do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HUM.

seguranca do paciente equipe

“O dia foi uma oportunidade de abordar o tema com a comunidade hospitalar e fortalecer nossa cultura de segurança. A equipe da Gerência de Risco e da Segurança do Paciente é formada por José Gilberto Pereira, Mariluci Labegalini, Liliana Hayakawa, Anderson Oliveira e Cristina Kuroda. Nesta terça, ainda contamos com o apoio de Eliza Kuroda, da Auditoria”, informou a enfermeira Kelly Inoue.