Mafuá abre

Inscrições para as oficinas e palestras estão abertas e são aceitas apenas pela Internet

Estão abertas, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), as inscrições para a Mostra do Filme Universitário e Amador (Mafuá!), que ocorrerá em outubro, com o objetivo de abrir espaço para a circulação da produção audiovisual universitária e amadora paranaense, possibilitando o aprimoramento de jovens realizadores e a formação de público. 

Embora o prazo para a submissão de trabalhos tenha sido encerrado, ainda são aceitas, somente pela Internet, inscrições para a participação como ouvinte tanto nas palestras como nas oficinas oferecidas, mediante pagamento de taxa.

Com o tema “A arte de contar histórias”, o Festival será realizado nos dias 7, 8 e 9 de outubro, nos blocos I-12 e H-35, câmpus da UEM. Além das exibições dos curtas inscritos na mostra, a programação contará ainda com palestras, minicurso e o Fórum de Realizadores, um espaço voltado para que realizadores selecionados possam falar sobre seus trabalhos e discuti-los com especialistas e com o público em geral.

A Mafuá! propõe a seguinte filosofia: romper com o caráter competitivo tão reforçado por certo estado de coisas de nossa sociedade. "Queremos dar ênfase aos encontros possibilitados pelos filmes e tudo o que pode emergir daí!", descrevem os organizadores do evento.

Ivan

Nesse sentido, a Mostra configura-se mais como espaço de troca, de reflexão e de aprendizado do que propriamente um local para a concessão de “prêmios”. "Acreditamos que esses novos princípios são mais condizentes com uma universidade pública e com aquilo que o cinema tem nos proporcionado", finaliza a organização.

O palestrante convidado deste ano é Ivan Mizanzuk, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC)/Paraná e do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil), em Curitiba. Graduado em Desenho Industrial, tem doutorado em Tecnologia e dá aulas nos cursos de Arquitetura, Design e Comunicação Social. É também produtor de podcasts desde 2011 e teve seu primeiro romance lançado em 2014.

Mafuá! é uma realização do Centro Acadêmico de Comunicação e Multimeios (Caco), com apoio da Diretoria de Cultura da UEM (DCU) e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH). Todas as exibições previstas são gratuitas e abertas ao público.

 

Veja a programação: 

07/10 - Bloco I-12 - auditório - 13h30

Palestra  "Storytelling: boas práticas para boas histórias" com Ivan Mizanzuk

Bloco H-35 - 19 horas

1ª Sessão de filmes selecionados

08/10 - Oficinas - 13h30

Oficina de direção de atores - Bloco I-12 - auditório

Oficina de montagem - NPD

Oficina de criação de personagens - Bloco H-12 - auditório

Oficina de criação de cartazes - Bloco E-34 - Sala 08

Bloco I-12- 19 horas

2ª Sessão de filmes selecionados

09/10 - Bloco I-12 - 19 horas

Fórum de realizadores e entrega de menções honrosas

O acompanhamento das notícias do evento pode ser feito pela página no facebook, no instagram "@mafuauem" ou no site.

 

Reportagem atualizada em 13/09/2019 às 8h52.