THE WUR 2020

Destaque ficou na relação com a indústria, que mede a capacidade da universidade criar inovações e invenções para o setor produtivo

Publicado pela revista inglesa Times Higher Education, o "World University Rankings (The Wur)" de 2019, divulgado nesta quarta-feira (11), coloca a Universidade Estadual de Maringá como a oitava melhor universidade estadual pública brasileira e ocupando a posição 1001+ entre as 1.800 instituições de ensino superior avaliadas em todo o mundo, das quais 1.400 classificadas.

Na UEM, o destaque ficou na relação com a indústria, que mede a capacidade da universidade criar inovações e invenções para o setor produtivo. A categoria indica o grau de intenção das empresas em pagar por pesquisas e a capacidade de uma universidade atrair financiamentos. A instituição ficou classificada na 36ª posição nacionalmente e na América Latina alcançou a 90ª colocação.

Em termos mundiais, o levantamento fez a análise de 12,8 milhões de publicações (base Elsevier) e de 77,4 milhões de citações (nos últimos 5 anos).

Das 200 melhores classificadas, 60 são dos Estados Unidos; 28 do Reino Unido; 23 da Alemanha; 11 da Austrália; 11 da Holanda; 7 da China, Canadá e Suíça; 6 da Coreia; 5 da França; 2 da Finlândia, Japão, Singapura, África do Sul, Espanha; e 1 da Áustria, Israel, Nova Zelândia, Noruega, Irlanda, Rússia e de Taiwan.

As cinco melhores instituições do mundo são a Oxford; a California Institute of Technology, a University of Cambridge, a Standford University e a  Massachusets Institute of Technology.

No Brasil, as cinco mais bem posicionadas são, pela ordem, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

.