2019 09 05 Programa de Educacao Ambiental 8046

Reunião envolve governo, estudantes, professores e representantes de organizações

Maringá (PR) é uma das cidades paranaenses a sediar uma consulta pública sobre a minuta do Programa Estadual de Educação Ambiental, documento organizado pelo governo do Paraná. Por isso, hoje (5) a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Governo discutiram o assunto ao receber professores, estudantes e representantes de organizações interessadas no tema, como o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A diretora de Políticas Ambientais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Fabiana Campos, fez uma apresentação aos ouvintes no Auditório do Diretório Acadêmico do Centro de Estudos Socioeconômicos (Dacese) da UEM. De acordo com ela, contribuições sobre a minuta podem ser enviadas até 10 de outubro para o endereço portalconexaoambiental@sema.pr.gov.br.

Segundo a secretaria, o Programa Estadual de Educação Ambiental “foi elaborado de forma participativa e colaborativa, apontando diretrizes, princípios, objetivos e linhas de ação para a educação ambiental no Paraná”. Nele há quatro linhas de ação: 1) Gestão e Planejamento da Educação Ambiental – Monitoramento e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos de Educação Ambiental; 2) Educação Ambiental Não Formal; 3) Educação Ambiental por meio do Ensino Formal; e 4) Comunicação para Educação Ambiental.

2019 09 05 Programa de Educacao Ambiental 8024

Fabiana Campos, diretora de Políticas Ambientais do Estado do Paraná

Os próximos passos do Programa Estadual de Educação Ambiental serão as realizações, de 15 a 17 de outubro, em Londrina (PR), do 17º Encontro Paranaense de Educação Ambiental, do 4º Colóquio Internacional em Educação Ambiental e da 2ª Mostra Paranaense de Educação Ambiental. Os eventos concomitantes serão abertos com palestra de Márcio Rojas Cruz, coordenador-geral do Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Alguns dos presentes na consulta pública de hoje foram Ricardo Dias Silva, vice-reitor da UEM, Elenice Tavares Abreu e Marino Elígio Gonçalves, respectivamente vice-presidente e membro do Comitê Gestor Ambiental (CGA) da UEM.