livro do Peinado 2019

Obra trata ainda de temas como as práticas de responsabilidade social para empresas construtoras e psicologia do trabalho

O professor Hugo Sefrian Peinado, do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é o organizador de mais um livro que acaba de ser lançado, com a participação de outros docentes e pesquisadores de várias cidades brasileiras. 

Publicado pela Editora Scienza, de São Carlos, com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), o livro "Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção Civil" foi lançado no 91° Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

O evento ocorreu de 15 a 17 de maio, na cidade do Rio de Janeiro, durante a palestra "Segurança e Saúde no Trabalho na Era da Inovação", ministrada pelo professor.

Peinado, que é também especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, ficou em 1° lugar na 21a Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade (2016), na categoria Materiais e Componentes, e, em 2° lugar na 22a Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade (2018), na categoria Materiais e Componentes. Ambos, com sistemas voltados à segurança do trabalhador na construção civil. 

O professor da UEM integrou as missões técnicas da CBIC para os Estados Unidos, em 2017, e França, em 2019. Organizou em parceria, com a professsora Luci Mercedes De Mori (DEC). em 2016, o livro "Segurança do Trabalho na Construção Civil", publicado pela editora PINI. 

Estruturada em 14 capítulos escritos por profissionais de referência em suas respectivas áreas, a nova obra trata das diretrizes de segurança do trabalho em canteiro de obras de edificações e de obras de infraestrutura, práticas de responsabilidade social para empresas construtoras, ergonomia nos postos de trabalho da construção, saúde e higiene do trabalho, psicologia do trabalho, gestão e inovação aplicada à segurança do trabalho, dentre outros temas de interesse no âmbito da segurança e da saúde do trabalhador da construção civil. 

Da UEM, são autores de capítulo, além de Hugo Sefrian Peinado, os professores Luci Mercedes De Mori (DEC), Marisa Fujiko Nagano (DEC), Evandro Junior Rodrigues (DEC), Regiane Cristina de Souza (Departamento de Psicologia/DPI), Eduardo Augusto Tomanik (DPI), Gislaine Camila Lapasini Leal (Departamento de Engenharia de Produção/DEP) e Edwin Vladimir Cardoza Galdamez (DEP). Além deles, o livro conta com autores de outras cidades, como Londrina, Francisco Beltrão, São Carlos, Goiânia, Uberlândia e Rio de Janeiro. 

A entrevista sobre o livro pelo portal da CBIC pode ser acessada pelo link. A publicação pode ser acessada gratuitamente pelo portal de publicações da CBIC por meio no link.