2019 08 02 O Ensino de Graduacao da UEM em Discussao 7608

Mesa-redonda “O ensino da graduação da UEM em discussão”

Espaço aberto de discussão! Segundo a pró-reitora de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leila Pessôa Da Costa, muitos são os assuntos pertinentes abordados no 1º Evento de Formação Docente da Pró-Reitoria de Ensino da UEM. Por exemplo, investimento público no ensino superior, gestão educacional, oferta de cursos e sua organização curricular, permanência estudantil, inserção profissional e, “também, qual é o papel de uma universidade pública e o que ela representa nos cenários regional, estadual, nacional e internacional”.

Além de ser uma das organizadoras, Costa foi mediadora da mesa-redonda “O ensino da graduação da UEM em discussão”, realizada nesta tarde (2). Participaram do debate: Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, pró-reitora de Extensão e Cultura, Aline Frollini Lunardelli Lara, coordenadora de Pedagogia, Fúlvia Eloá Maricato, coordenadora de Ciências Biológicas, Grace Jacqueline Aquiles, coordenadora de Enfermagem, Luiz Fernando Lolli, coordenador de Odontologia, Ronaldo Celso Viscovini, coordenador da licenciatura plena em Ciências, e Dante Alves Medeiros Filho, professor do Departamento de Informática.

2019 08 02 O Ensino de Graduacao da UEM em Discussao 7591

Pró-reitora Leila Pessôa Da Costa é mediadora do debate desta tarde

O Evento de Formação Docente, que abre o segundo semestre letivo de 2019, faz parte do projeto de ensino “O Ensino da UEM em Discussão”, que dá formação permanente aos professores da UEM. Neste sentido de debate e sensibilização constantes, Costa afirma que também há discussões pedagógicas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da UEM, dentre outras ações reflexivas.

A pró-reitora adianta que em novembro haverá vinda da professora doutora Selma Garrido Pimenta, da Universidade de São Paulo (USP), para tratar de docência no ensino superior e estágios nas licenciaturas. “O estágio é extremamente importante porque vai fazer uma interface da universidade com a educação básica. E isso incide diretamente nas formações inicial e continuada”, destaca Costa.

Programação do Evento de Formação Docente

Amanhã (3), no auditório do Bloco C-34

• Palestra: “A avaliação da aprendizagem nos cursos de graduação” (professora doutora Maria Terezinha Bellanda Galuch).

Horário: 8h30 às 12h.

• Palestra: “Saúde mental e sofrimento no contexto universitário: uma reflexão sobre as interfaces com o processo de ensino e aprendizagem” (professora doutora Renata Heller de Moura).

Horário: 14h às 17h30.

banner mec fixo portaria 879 2022