Evento ocorre no Auditório dos Conselhos Superiores da UEM
Na noite de ontem (29), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a International Association on Work in Agriculture comemoraram o centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O evento discutiu, especialmente, o papel do trabalho na agricultura e no desenvolvimento territorial sustentável.
A cerimônia ocorreu no Auditório dos Conselhos Superiores da UEM e teve como convidados autoridades, pró-reitores e professores. “O que nos inquieta nos problemas do trabalho na agricultura é que são mais complexos do que nos outros setores”, preocupa-se Sandra Schiavi, assessora de relações internacionais e vice-presidente da International Association on Work in Agriculture.
Ainda de acordo com Schiavi, quando há movimentos para resolução de problemas locais consegue-se pensar em como resolver problemas globais. O reitor da UEM, Julio César Damasceno, concorda e afirma que a sociedade e a universidade precisam estar unidas para contribuir no combate ao desemprego, e a melhor forma de isso ocorrer é por meio da qualificação.
No evento, Priscila Duarte Malanski, pós-doutoranda em Administração na UEM, apresentou resultados do seu estudo sobre trabalho na agricultura, no qual analisou mais de 1,7 mil artigos científicos internacionais. Na ocasião também houve fala de Marino Elígio Gonçalves, chefe adjunto do Departamento de Direito Privado e Processual (DPP) da UEM, e Joel Carneiro dos Santos Filho, engenheiro agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Sandra Schiavi, vice-presidente da International Association on Work in Agriculture
Julio César Damasceno, reitor da UEM