image1

Evento, neste fim de semana, visa promover o autodesenvolvimento físico, mental e espiritual dos participantes

ShuHaA Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai promover, nesta sexta-feira (23) e sábado (24), o Projeto ShuHaRi - Ciclo de Estudos Karatê para a Vida.

Organizado por meio da Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR) e do Instituto Hagakure, o evento receberá, como ministrantes de curso, os professores do Instituto Muryokan e coordenadores do Projeto Shuhari, Hélio Arakaki, sensei de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), e Andrey Xavier, sensei de Vitória (Espírito Santo).

Nesta sexta, o curso será ministrado a partir das 20 horas, no bloco M-08, câmpus da UEM. No sábado, será no salão de eventos do Parque do Japão, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, e terá como tema “Mente e Corpo Conscientes = Técnica Eficiente”.

O Projeto ShuHaRi – Ciclo de Estudos e Práticas Budô surgiu para resgatar e manter os valores do Budô na prática do Karatê-Dô, independente de organizações ou estilos, com o intuito de promover o autodesenvolvimento físico, mental e espiritual dos participantes, integrado à temática Karatê para a Vida. O Ciclo de Estudos tem sido ministrado em vários estados do Brasil.

Ministrantes

Hélio Arakaki Sensei (6º Dan) ministra aulas de Karatê há mais de 35 anos no Instituto Muryokan. Foi discípulo direto de Juichi Sagara Sensei, um dos introdutores do Karatê Shotokan no Brasil. Arakaki Sensei também é autor dos livros “Atitude Karateca para a Vida”, “Atitude Samurai para a Vida”, Sensei – Uma jornada espiritual”, entre outros. Iniciou no Karatê em 1973.

Andrey Xavier Sensei (3º Dan) é Delegado Regional da ISKF no Espírito Santo onde ministra aulas no Instituto Muryokan - ES,  Xavier Sensei é aluno de Arakaki Sensei a mais de 35 anos e ministra aulas de Karatê há 11 anos. Iniciou no Karatê em 1985.

Marcelo Alessandro Pereira Sensei (3º Dan) , presidente do Instituto Hagakure de Karatê-Dô Shotokan, é também vice presidente da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado do Paraná (FKTPR). É ainda co-autor do livro “O Caminho para Faixa Preta”. Pereira Sensei ministra aulas de Karatê no Projeto da UEM há 11 anos. Iniciou no Karatê em 1990.

“É uma honra receber o Ciclo de Estudos do Projeto Shuhari aqui em Maringá. Um Projeto que já passou por diversos estados brasileiros como São Paulo, Pará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Bahia e que vem pela primeira vez ao Paraná. Tenho certeza que todos os que participarem do curso sairão satisfeitos com o proposto”, destacou Marcelo Alessandro Pereira, coordenador do evento.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas na secretaria da CDR, pelo fone (44) 3011-4314 ou pelo celular do coordenador (44) 99982-7371.