Tools

2019 06 14 Palestra Agricultura Uniao Europeia 2889O tema foi apresentado pelo professor José Daniel Gómez López, da Universidade de Alicante

Com produções ecológicas cada vez maiores, a agricultura nos países que integram a Comunidade Europeia é um dos setores mais estratégicos e recebe 40% do orçamento.  O dado foi apresentado pelo professor José Daniel Gómez López, do Departamento de Geografia Humana da Universidade de Alicante, na Espanha, que ministrou uma palestra nesta sexta-feira, 14, no Seminário Internacional a Agricultura na Comunidade Europeia.

Segundo o professor, a política agrícola no mercado comum europeu é questão se soberania e segurança alimentar e se desenvolve de forma a que não haja dependência externa.

Gómez López também comentou que os países são submetidos a regras rígidas e restritivas em termos de produção, com a imposição de cotas pré-estabelecidas.

Apresentando indicadores econômicos que mostram as diferentes realidades entre os países signatários da Comunidade, o professor espanhol fez alguns paralelos com a realidade brasileira. Além disso, falou dos principais desafios da Comunidade Europeia para o setor. Um deles é buscar saídas para fixar a população no campo. Nesse sentido, segundo Gómez López, o turismo rural se apresenta como uma alternativa, considerando que o setor é um forte gerador de empregos.

A palestra ocorreu nesta sexta-feira, dia 14, no auditório principal do Bloco C-34. O professor da Universidade de Alicante também registrou participação no Curso Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento, realizado entre os dias 10 e 12 deste mês na UEM. Durante o curso ele falou sobre as cooperativas agrárias e a realidade rural da Espanha.

uem tv