2019 06 05 Fiona Darroch 01

“Nenhum corte na educação tem mérito”, expressa Fiona Darroch, mestra em Direito

Galeria de fotos da visita

Consultora da Organização das Nações Unidas (ONU), advogada, graduada em História e mestra em Direito Econômico e Ambiental Internacional, a inglesa Fiona Darroch visitou a Universidade Estadual de Maringá (UEM) hoje (6). É a primeira vez que vem ao Brasil, também à América do Sul, e revela que combate quaisquer contingenciamentos ou cortes em orçamentos voltados à educação.

“Nenhum corte na educação tem mérito, cortes em orçamentos da educação prejudicam o futuro!”, declara Darroch. “O dinheiro para administrar uma universidade deve ser investido de maneira inteligente e precisa, mas é difícil ter qualquer justificativa para os cortes, a menos que tenha diminuição da população universitária. No entanto, nada do que vi indica que isso ocorra”. A consultora da ONU opina, ainda, que os recursos não podem ser reduzidos porque a universidade pública é ferramenta importante para diminuição da desigualdade social.

Na UEM, a consultora da ONU foi recebida por Julio César Damasceno, reitor, Ricardo Dias Silva, vice-reitor, Sandra Schiavi, assessora de relações internacionais, Gisele Mendes de Carvalho, diretora-adjunta do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Solange Montanher Rosolen, chefe do Departamento de Direito Público, além de Crístian Rodrigues Tenório e José Carlos Christiano Filho, professores universitários de Direito, e Raíssa Favero, estudante do 3º ano de Direito pela UEM. As primeiras impressões da inglesa sobre a UEM são positivas. “É um lugar de aprendizado vibrante e maravilhoso! Estou muito feliz por perceber que as pessoas querem conversar comigo e tratar sobre temas importantes”.

2019 06 05 Fiona Darroch 02

Advogada da Inglaterra em visita ao gabinete da Reitoria da UEM, hoje (6)

Na terça-feira desta semana (4), Darroch palestrou no 13º Congresso Jurídico Integrado de Maringá (Conjuri), evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Maringá. A palestra da advogada foi intitulada como “Os ‘laços que unem’ fortalecem ou estrangulam o Direito?”, na qual abordou sobre o papel da advocacia em uma economia globalizada. Ela diz que se sentiu muito beneficiada com essa “grande experiência de conhecer assuntos ligados à América do Sul com muito mais precisão do que jamais havia imaginado”.

Perfil – Fiona Darroch lida com temáticas de desenvolvimento internacional, direito ambiental, governança e responsabilidade, responsabilidade social corporativa, direito público e propriedade intelectual.

2019 06 05 Fiona Darroch 03

Consultora da ONU durante palestra no Congresso Jurídico Integrado de Maringá (Crédito: Reginaldo Eloi)

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv