recital1Serão cinco espetáculos apresentados na Oficina de Teatro

Os apreciadores da boa música terão um bom programa durante todo o mês de junho quando será realizado o 1º Ciclo de Recitais Abrace a Escola no palco da Oficina de Teatro da Universidade Estadual de Maringá. E de quebra ainda poderão praticar uma boa ação, uma vez que os espetáculos têm como objetivo angariar recursos para compra de instrumentos para o projeto que o Departamento de Música da UEM desenvolve no Colégio Estadual Jardim Independência em Sarandi.

Na programação estão cinco recitais com repertórios bem variados, apresentados por professores e alunos de graduação ou dos projetos de extensão oferecidos pelo Departamento. As apresentações começam às 20 horas e o preço do ingresso é de R$ 20.

Recitais

A Orquestra de Câmara da UEM abre o ciclo na próxima terça-feira, dia 4. Na sequência haverá apresentações de violão, no dia 6, de Violino, no dia 10, de Piano, no dia 11, e de Violoncelo no dia 24. Estão programados solos e pequenos conjuntos de instrumentos para a execução das peças.

Fecha o ciclo a apresentação de canto e piano, com o professor John Kennedy Pereira de Castro que reproduzirá, no dia 25 de junho, o recital de final de doutorado dele, com composições de Oswaldo de Souza, natural do Rio Grande do Norte e cuja linguagem musical fundamenta-se essencialmente no folclore, costume e ambiente geográfico nordestino.

Uma das organizadoras do evento, professa Vania Malagutti Loth, destaca que os recitais serão comentados, contribuindo para que o público conheça melhor os compositores e repertórios escolhidos.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do Departamento de Música, Bloco 8.  Compras de ingressos também podem ser feitas através deste link com pagamento por cartão de crédito.

Sobre o projeto

O projeto Música dentro da Escola iniciou-se em agosto do ano passado no Colégio Estadual Jardim Independência, em Sarandi e é desenvolvido dentro do Programa de Residência Pedagógica da Capes. Cerca de 500 alunos são atendidos com aulas de apreciação e práticas musicais.

As aulas são ministradas por alunos de graduação da UEM dentro da disciplina de Artes

Vania Malagutti, uma das professoras coordenadoras do Programa, explica que a aquisição de novos instrumentos vai contribuir para ampliar as atividades. Ela diz que a expectativa é que o Ciclo de Recitais gere R$ 10 mil em recursos que serão investidos em instrumentos de percussão, uma bateria, teclado e violões.

“Doações também são bem-vindas”, comenta ela. “Aceitamos instrumentos usados, compra de lotes de ingressos e outras formas de contribuição”, explica.

Abrace a Escola

A professora comenta que o nome Abrace a Escola, dado ao Ciclo de Recitais, é uma tentativa de chamar a atenção da sociedade para as necessidades do Colégio. E não é só pela falta de instrumentos. Em setembro do ano passado, as chuvas danificaram uma fossa antiga, provocando erosão e consequente interdição de algumas instalações. As obras ainda estão aguardando recursos estaduais para iniciarem.

Para outras informações entre em contato com o Departamento de Música pelo fone 44 3011-4092 ou pelo watsapp 99808-0102.

Se quiser saber mais sobre projeto assista a matéria produzida pela TV UEM. Clique aqui.