projeto lona 0001

Por meio de projeto sustentável, comunidade aprende a desenvolver brincos, colares e muito mais

Trabalho científico apresentado em formato de pôster. Evento finalizado. E agora, o que fazer com esse banner de lona? Guardá-lo é uma opção – no entanto, talvez nunca mais ele seja reaberto nem lido. Que tal, então, transformá-lo numa bolsa moderníssima ou num acessório com a “cara” da moda? É isso que um projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) faz.

E mais do que evitar descarte indevido e reaproveitar os materiais, o desenvolvimento de produtos contribui ao aumento de renda de artesãos e famílias carentes. Em uma verdadeira ação de sustentabilidade, após recolhimento de banners, o projeto dá cursos gratuitos, nos quais abordam-se a importância da reciclagem e técnicas de preparo, composição visual, corte, costura, estamparia, acabamento e vendas por meio das redes sociais. Antes do desenvolvimento, as lonas são higienizadas e há execução de protótipos das peças pretendidas.

Bolsas, brincos, colares, itens de decoração, capas e muito mais estão sendo feitos; o portfólio já conta com aproximadamente 50 produtos. E as aulas teóricas e práticas para a comunidade são ministradas pela professora Maiara de Oliveira Santos e por estudantes de Design e Moda da UEM. Já houve oficinas no Câmpus Regional de Cianorte da UEM e, atualmente, são realizadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Paiçandu (PR).

Intitulado de “Aplicação de técnicas de desenvolvimento de produtos utilizando reaproveitamento de materiais descartados (Projeto Lona)”, essa iniciativa da UEM é financiada pelo Fundo Paraná e iniciou suas atividades em outubro de 2018. Contudo, era desejada desde 2015, quando a coordenadora do projeto, Cláudia Cirineo Ferreira Monteiro, desenvolvia sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Nottingham, na Inglaterra, onde se encantou pelo reaproveitamento de lonas.

 

projeto lona 0002

Coordenadora, Cláudia Monteiro mostra foto de mochila produzida

 

Doe seu banner

A doação de banners de lona de quaisquer tamanhos pode ser feita em dois lugares. Em Maringá (PR), na secretaria do Centro de Tecnologia (CTC) da UEM: sala 7 do Bloco C-67. Em Cianorte (PR), na secretaria do Departamento de Design e Moda (DDM) da UEM: sala 5 do Bloco Y-03. Caso queira tirar dúvidas ou solicitar cursos, entre em contato por meio do e-mail projeto.lona@gmail.com ou do perfil oficial no Instagram.

 

projeto lona 0003

Docentes e acadêmicos ministram oficinas gratuitamente

 

Veja fotos dos produtos

 

projeto lona 0004

 

projeto lona 0005

 

projeto lona 0006

 

projeto lona 0007

 

projeto lona 0008

 

projeto lona 0009

 

projeto lona 0010

 

projeto lona 0011

 

projeto lona 0012