2019 05 24 Entrega do Plano Diretor De DR Camargo MG 0133O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Veja outras fotos da matéria

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) recebeu, na sexta-feira (24/5), a visita do prefeito de Doutor Camargo, Edilon Xavier. O encontro ocorreu no Gabinete da Reitoria e na ocasião foi entregue o Plano Diretor daquele município.

O projeto foi coordenado pelos professores Beatriz Fleury e Silva, Layane Alves Nunes e Leonardo Cassimiro Barbosa e teve a participação de alunos da graduação e pós-graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

A equipe trabalhou em conjunto com gestores do município durante um ano e meio na elaboração do documento que reúne um diagnóstico e propõe um corpo legislativo, instrumentos e ações para a gestão territorial de Dr. Camargo, para os próximos dez anos.

A próxima etapa será a aprovação do conjunto das leis propostas e acordadas em audiência pública pela Câmara de Vereadores. O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, cumprimentou o prefeito pela escolha da Universidade para desenvolver este trabalho. Ele destacou que a proposta da gestão é intensificar ainda mais a participação da Universidade no desenvolvimento regional e a elaboração do Plano Diretor de Dr. Camargo é um excelente exemplo de como isto pode e deve ser feito.

O prefeito agradeceu toda a equipe por ter permitido que ele cumprisse uma promessa de campanha e o auxiliasse no planejamento da cidade. Também esteve presente a vereadora Fátima Aparecida Muniz Nocchi que destacou a necessidade da continuidade deste trabalho.

A professora Beatriz, do grupo de pesquisa do Laboratório de Pesquisa em Habitação e Assentamentos Humanos, já coordenou diversas equipes na elaboração de planos diretores e planos locais de habitação, dentre outros trabalhos de planejamento urbano na região.

Em recente visita à Maringá o superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, demonstrou interesse sobre as realizações da UEM nesta área considerando o desejo do governo do Estado de envolver as Instituições de Ensino Superior do Paraná em projetos estratégicos de desenvolvimento urbano.