2019 05 23 Cidade Gaucha Campos do Arenito 20190522 083022

Cálculos práticos integram Olimpíada Brasileira de Matemática

Como parte da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) 2019, o Câmpus do Arenito da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu visita de aproximadamente 60 estudantes do Colégio Atenas, de Cidade Gaúcha (PR), mesmo município onde fica o câmpus. As crianças e os adolescentes, supervisionados, usaram o local para fazer cálculos práticos e em formato de gincana.

Divididos em turmas por séries, ontem (22) usaram trenas para medir blocos de salas de aula, quiosques e centro acadêmico. Quanto maior a série, maior o grau de dificuldade das atividades matemáticas, chegando ao ponto de produzirem maquetes e calcularem preços estimados dos materiais de construção. “Este tipo de atividade e convívio com escolas da região sempre é positivo, pois, além de aproximar ainda mais a universidade da comunidade externa, é uma maneira de divulgar a UEM”, assegura o diretor desse câmpus regional da UEM, Marcelo Alessandro Araújo.

A escolha do câmpus da UEM, segundo os professores do colégio, foi pelo fato de que os estudantes dos ensinos fundamental e médio queriam estar perto da universidade, fora que “o colégio tem a UEM como uma referência e incentiva todos seus alunos a prestar seu vestibular”. Inclusive, Araújo espera que futuramente eles possam retornar ao Câmpus do Arenito para cursar Engenharia Agrícola.

2019 05 23 Cidade Gaucha Campos do Arenito 20190522 115831

Estudantes do Colégio Atenas chegam a elaborar maquetes inspiradas no câmpus