Tools

2. Observatorio Governo expoingá 2

Núcleo relatou seu envolvimento na discussão sobre governança e Política Regional e Metropolitana e expôs resultado de pesquisas

Representantes do Observatório das Metrópoles, Núcleo UEM (Universidade Estadual de Maringá)/Maringá, se reuniram, na semana passada, com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, João Ortega; o superintendente do Paranacidade, Álvaro Cabrini; e com o coordenador da Região Metropolitana de Maringá, Edgar (Deca) Silvestre. 

Participaram os pesquisadores Jaime Graciano Trintin, Paulo Roberto de Souza, Aline Santiago Luz e a coordenadora do Núcleo, Ana Lucia Rodrigues. O encontro foi realizado por ocasião da instalação do governo do Paraná em Maringá, durante três dias, no decorrer da Expoingá.

1. João Ortega 2

A reunião teve como pauta a participação do Observatório das Metrópoles na discussão sobre governança e a Política Regional e Metropolitana do Paraná, com repasse do resultado das pesquisas realizadas pelo Núcleo, em especial da pesquisa em andamento intitulada "O Direito à Cidade na Região Metropolitana de Maringá: regimes urbanos e governança dos municípios metropolitanos".

Trata-se de um projeto apoiado com recursos do Fundo Paraná/Seti (Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), visando elaborar diagnósticos para subsidiar os Planos de Desenvolvimento Urbano Integrados (PDUIs), que o governo do Paraná construirá em atendimento ao Estatuto da Metrópole.