Bandeira Ipe Flores 1FEI UEM 1

Evento científico discute cenários pós-eleições de 2018

Será realizado, de 21 a 23 de maio, o “4º Seminário Participação Política e Democracia: os caminhos da democracia pós-eleições de 2018”, promovido por Núcleo de Pesquisas em Participação Política (Nuppol) e programas de pós-graduação em Ciências Sociais (PGC) e em Políticas Públicas (PPP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para quem não quiser certificado nem participar de minicursos, o evento é gratuito e não é necessário inscrever-se. Para ir aos minicursos e receber certificado, ainda dá tempo de fazer a inscrição: com taxa de R$ 30 para acadêmicos (da UEM ou de fora) ou R$ 40 para não acadêmicos.

De acordo com a organização, o seminário “é um espaço de apresentação e debate de pesquisas científicas que abordam, sob distintas perspectivas teóricas e metodológicas, o tema da participação política”. Também “possibilita a troca entre pesquisadores que vêm se dedicando a compreender as relações entre o atual quadro político brasileiro e as novas modalidades de engajamento político dos cidadãos, bem como entre aquele quadro e o fenômeno do desengajamento político”.

Conferências – Ocorrem no Auditório 29 de Abril (Bloco I-12 do câmpus sede da UEM, em Maringá), às 19h30: no dia 21, como abertura, “Resultado das eleições presidenciais, conjuntura política e governabilidade” – professor doutor Bruno Reis (Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG); no dia 23, como encerramento, “Prospecção de Cenário para a qualidade da Representação Política no Brasil” – professora doutora Débora Almeida (Universidade de Brasília/UnB).

Grupos de trabalho e Minicursos – São três grupos: “Sociedade civil, Ação Coletiva e Instituições Política”; “Comportamento Político”; e “Estado, Atores e Políticas Públicas”. As pesquisas serão apresentadas nos dias 22 e 23, a partir das 13h45, em sessões nos blocos D-34 e H-35 da UEM. Já minicursos são dois, que vão ocorrer tanto no dia 22 quanto no dia 23, a partir das 9h: “Pesquisa qualitativa em Ciência Política” (Bloco H-35) e “Experimentos” (Bloco H-12).