2019 05 03 Reunião Secretario da Educacao ACIM Renato Feder5032028Ricardo Dias Silva manifestou preocupação com a falta de pessoal e corte de recursos

Galeria de fotos

O vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ricardo Dias Silva, participou, nesta sexta-feira (3), no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), de uma reunião de representantes da entidade com o secretário estadual de Educação, Renato Feder.

Além de falar de alguns números sobre a UEM e da importância da instituição nos cenários nacional e internacional, especialmente quanto à formação profissional e produção científica, o vice-reitor apresentou algumas sugestões ao secretário.

Uma delas é que os editais lançados pela Fundação Araucária para as universidades possam ser direcionados para que sejam atingidas as metas apontadas pelo governo paranaense no tocante à melhoria da Educação.

O vice-reitor também manifestou preocupação quanto à demora na reposição do quadro de professores e agentes universitários e em relação à manutenção da Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios, conhecida por DREM, que, na avaliação das universidades tem gerado efeitos negativos imediatos sobre projetos e demais ações das IES.

Renato Feder, que está em visita à cidade, citou que entre seus objetivos na gestão da Seed está o de oferecer apoio aos professores e investir na valorização deles, além de fortalecer o trabalho dos diretores de escolas e aproximar a Secretaria das escolas e colégios da rede do magistério.

Ao falar de metas, disse que pretende fazer com que o Paraná seja o primeiro do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e deseja diminuir o índice de evasão escolar e ainda fortalecer as parcerias com os municípios.