2019 04 25 Reuniao AMUSEP UEM MG 6708

A primeira reunião de trabalho ocorreu, hoje (25), com profissionais das duas partes e de áreas afins; veja as fotos do evento

Servidores das prefeituras da região, profissionais do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (Emater) e da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá e alguns prefeitos se reuniram, na manhã desta quinta-feira (25), para começar a elaborar o primeiro projeto voltado para impulsionar o agronegócio na região como fruto da parceria entre a UEM e a Amusep.

A reunião do Grupo de Trabalho ocorreu na sala dos Conselhos Superiores (COU), prédio da Reitoria da UEM, e contou com a participação de cerca de 70 pessoas.

A ideia é que no dia 15 de maio, durante a Expoingá, o documento seja entregue ao governador Ratinho Júnior. Até lá, mais duas reuniões de trabalho deverão ocorrer para que a proposta seja validada.

Ao abrir os trabalhos do encontro, o reitor da UEM, Julio Damasceno, lembrou que a Universidade tem muita responsabilidade nesta parceria, visando a oferecer, por meio de professores e pesquisadores altamente qualificados, toda a orientação possível para a montagem dos projetos em vista.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Fábio Fumagalli de Paiva, o objetivo deste trabalho conjunto é justamente aproximar a UEM da realidade das cidades do entorno.

A Amusep congrega 30 municípios da região noroeste, incluindo o de Maringá. Na opinião de Fumagalli, que é prefeito de Atalaia, os prefeitos estão mais alicerçados quanto ao apoio do corpo técnico envolvido na elaboração do projeto. Conforme ele, é preciso pensar políticas políticas que possam fomentar o desenvolvimento dos municípios.

O chefe regional do Núcleo da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab), Jucival Pereira de Sá, destacou o potencial de conhecimento reunido na UEM, incluindo o fato de que 75% da genética de peixes do Brasil está concentrada na instituição.

2019 04 25 Reuniao AMUSEP UEM MG 6870

A reunião de hoje é a primeira de um ciclo de três que foi definido num evento no último dia 16, na Amusep, para concluir o conteúdo do projeto que inaugura a nova fase da parceria.

O segundo encontro está agendado para o dia 3 de maio e, no dia 14 de maio, o Plano de Ação será validado, para, em seguida, ser divulgada a maneira como a iniciativa será colocada em prática e a estimativa do surgimento dos resultados iniciais.

Risco de fechar

Antes do início dos trabalhos, o professor Dennis Bertolini (foto abaixo), do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB) da UEM, fez um alerta para o risco de fechamento do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac) em junho ou julho caso o governo estadual não reverta a decisão de cortar 30% das receitas próprias da instituição, por meio da Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios, conhecida por DREM.

Se o fechamento do Lepac ocorrer, que faz exame de pacientes residentes na macrorregião de 113 municípios, via Sistema Único de Saúde (SUS), as consequências, segundo Dennis, serão drásticas.

2019 04 25 Reuniao AMUSEP UEM MG 6780

O professor explicou que o atendimento é prestado pelo Laboratório da UEM, do qual ele foi coordenador, envolve atendimentos de níveis secundário e terciário, ou seja, de alta complexidade.

Por isso, pediu apoio político dos prefeitos para tentar mudar a situação, pois a falta de recursos financeiros deixará o Lepac, que já sofre também com a falta de pessoal, sem condições até de comprar reagentes.

Logo após a reunião, o reitor da UEM, Julio Damasceno, e o presidente da Amusep, Fábio Fumagalli de Paiva, se encontraram com o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva (PSD). No encontro o reitor entregou ao deputado um documento solicitando ao Governo que a Universidade Estadual de Maringá seja liberada da DREM por se tratar de Instituição de ensino e que presta serviços públicos de saúde, conforme prevê a lei.

Reportagem atualizada em 25/04/2019 às 16h20.