2019 04 24 Professor Flavio Clareth Cuman Engenharia Mecanica MG 6604

Inventores já receberam a carta patente e produtos prometem inovar em algumas áreas

Três das mais recentes patentes obtidas por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá estão trazendo inovações no segmento de congelamento rápido de carne de frango, na área hospitalar e no ramo de perfuração de solo.

Os detalhes dos três inventos você conhecerá agora, na seqüência da publicação do "Especial Patentes", iniciada, ontem (24), visando celebrar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, a ser comemorado amanhã (26). Para ler as demais reportagens da série, clique aqui e também aqui.

Os três produtos desenvolvidos tem, em comum, a participação do professor Flávio Clareth Colman (foto acima), do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), mas, envolvem, individualmente, a atuação de outros docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação à época.

Um dos produtos é o equipamento para uso em frigoríficos de frango capaz de fazer o congelamento rápido de uma camada superficial (pele) das coxas-sobrecoxas desossadas de frango para permitir o corte kakuguiri.

O equipamento é modular e esta característica é no sentido de oferecer uma versatilidade em poder ser expandido de acordo com a demanda produtiva. A refrigeração da carne de frango é feita por meio de jatos colidentes gerados por um conjunto de ventiladores e bicos injetores com geometria retangular dispostos ao longo da esteira transportadora.

O aparelho permite ainda ajuste da velocidade da esteira transportadora de modo a regular o tempo de congelamento do produto para satisfazer as condições necessárias ao corte kakuguiri.

O dispositivo foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e tem, além da participação de Flávio Colman, o envolvimento de Paulo Vinícius Trevizoli, Mário César Ota Kawabata, Ricardo Toshiyuki Kato, Reginaldo de Araújo Silva, Ricardo Rogério de Santana e Júlio César Dainezi de Oliveira.

Outra invenção é a mesa ortostática com dobradura, que foi projetada buscando criar melhorias, ou seja, agregar funções ao equipamento hospitalar utilizado na recuperação, por meio de fisioterapia, de pacientes com lesão medular espinhal, paralisia cerebral ou até mesmo mielomeningocele.

A máquina desenvolvida pelos inventores tinha como foco, além de facilitar o tratamento do paciente na posição ortostática (em pé), o de permitir tratamento na posição sentada. Para que isso ocorresse, foram criadas articulações na estrutura, na altura dos joelhos e das costas, para assim possibilitar que a prancha se torne uma cadeira de rodas. Diversos ajustes foram implementados na tentativa de melhorar o uso do equipamento, como por exemplo, o sistema de imobilização de quadril.

A ferramenta também é fruto de um TCC e a projeção do dispositivo reuniu Flávio Colman, José Maria Milani Pessanha de Paula Soares, Luiza Helena Costa Dutra Sousa, Ligia Venancio Froening e Rodrigo Rasteli.

O terceiro artefato patenteado é a ponteira para perfuratriz horizontal de solo. Direcionada à perfuração de solo silte argiloso, com chanfro de 60º e quatro furos equidistantes para a passagem de água, o instrumento permite o escoamento ou compactação da sobra de terra retirada pelas laterais e a perfuração direta de 14 metros com declividade padronizada.

Estes parâmetros asseguram que o trabalho seja feito por perfuratrizes de dimensões reduzidas e com isto diminui o impacto na destruição de calçadas e ruas, além de possibilitar maior agilidade na recuperação final da pavimentação superior, cuja diminuição de tempo de recuperação torna o processo menos oneroso e mais limpo.

Desenvolvida como projeto de Iniciação Científica, a ponteira contou com a participação de Luiza Helena Costa Dutra Souza, Thiago Augusto Rodrigues e Danilo Toledo da Silva, além do envolvimento de Flávio Colman.

Saiba mais – Os links abaixo são para acesso direto pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi) de informações sobre os inventos. As informações também estão disponíveis em PDFs, que podem ser baixados com todos os desenhos e informações sobre cada máquina projetada. Mas, para abrir os links é preciso entrar em "configuração avançada" e se cadastrar no site do Inpi para obter o login e a senha.

Equipamento modular para congelamento rápido de carne de frango

Mesa ortostática com dobradura

Ponteira para perfuratriz horizontal de solo

Reportagem atualizada em 26/04/2019 às 10h05.