foto 6

Trabalho de servidor e professor da UEM resulta em TCCs, participação em congressos e premiações

O servidor técnico Rodrigo Pinheiro da Silva, do Câmpus do Arenito, em Cidade Gaúcha, desenvolveu uma impressora 3D de materiais reciclados e, no último dia 15 de abril, o professor José Gabriel Vieira Neto, do curso de Engenharia Agrícola, do CAR, deu uma aula demonstrativa, juntamente com Rodrigo, sobre o uso do equipamento.

Auxiliar na biblioteca do câmpus, Rodrigo trabalha nas horas vagas com IOT (internet das coisas), desenvolvendo produtos e soluções por meio de sucatas e equipamentos eletrônicos de baixo custo. Essa impressora 3D desenvolvida pelo servidor da UEM foi estruturada com materiais reciclados de impressoras antigas e peças de outros equipamentos.

Além da impressora 3D, o servidor da UEM já desenvolveu outros equipamentos, como uma CNC mecânica e a laser para usinagem de diversos materiais. A parceria entre Rodrigo e o professor José Gabriel já rendeu diversos frutos, como alguns TCCs (trabalho de conclusão de curso), participação em eventos internacionais e premiações em eventos regionais e nacionais da Engenharia Agrícola. 

Também foram desenvolvidos sistemas de monitoramento de estufas agrícolas e de aviários, com vistas a obtenção de dados climáticos no interior destas construções rurais e para tomadas de decisões no conforto ambiental dos animais. E tudo isso a custos reduzidos, voltado principalmente ao pequeno e médio produtor rural.

Uso prático

Sobre de que maneira os equipamentos têm ajudado nas aulas, José Gabriel explica que trabalha com Rodrigo desde 2015 para auxiliar os alunos, em especial os orientandos do professor, referente à área de eletrônica e automação. "Os equipamentos desenvolvidos ajudam no aprendizado de programação, no conhecimento de eletrônica e no avanço da automação para o meio rural, principalmente nas disciplinas de Ambiência de Plantas e Animais e de Edificações Rurais", detalha ele.

No caso da impressora 3D, o equipamento foi apresentado aos alunos na aula da disciplina de Materiais e Técnicas de Construção, especificamente na aula sobre polímeros (plásticos em geral). Houve uma demonstração da impressão 3D com o plástico PLA (polímero feito de ácido lático - biodegradável), na qual se elaborou uma peça que, em outra ocasião, tinha sido desenhada pelos alunos na disciplina de Desenho Técnico, visando a inter-relacão das disciplinas.

Falando mais especificamente a respeito dos trabalhos de conclusão de cursos e a participação em eventos, o professor diz que, na realidade, foram quatro os TCCs desenvolvidos, mas três foram orientados por ele e outro pelo professor Giuliani do Prado. 

O TCC "Desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados de temperatura e umidade em estufas agrícolas", do aluno Eduardo Theodoro Fernandes (2015), foi publicado no XXIX Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Agrícola (2016), na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, e recebeu o prêmio de melhor trabalho e Eduardo ganhou um tablet de premiação.

O Trabalho de Conclusão de Curso "Automação de um sistema de irrigação localizada por gotejamento empregando o microcontrolador AVR 8-BIT", do estudante Wagner Wilson Ávila Bombardelli  (2015), teve a orientação do professor Giuliani.

O TCC "Análise da ventilação natural em modelos reduzidos de aviário por microcontrolador Arduino", do aluno João Paulo Sierakowski (2017), foi apresentado no III Workshop Internacional de Ambiência de Precisão, em Campinas (2017). E o último TCC foi "Plataforma Arduino no monitoramento da temperatura em cultivo protegido", da estudante Emily Carolina Valerio Bacon (2018). 

foto 2 3

Todos tiveram a colaboração do servidor técnico Rodrigo, inclusive o TCC orientado pelo professor Giuliani. Além dos TCC, houve um outro trabalho em que José Gabriel auxiliou Rodrigo e o próprio funcionário o apresentou na I Mostra de trabalhos Acadêmicos, da X Semana de Engenharia Agrícola (2015).

Com o título "Desenvolvimento de Ohmímetro com emprego de um termístor NTC em divisão de tensão", foi premiado como melhor trabalho apresentado no evento, tendo, como autores, além de Rodrigo Pinheiro da Silva, José Gabriel Vieira Neto, Eduardo Theodoro Fernandes, Elieser Lagos de Souza e Wagner Bombardelli. Este evento teve participação dos cursos de Engenharia Agrícola, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Segundo o professor, este ano mais um aluno está desenvolvendo o TCC nesta área, analisando o ambiente de modelos reduzidos de aviários com a alteração de tecnologias no telhado. Trata-se de Carlos Henrique da Rocha. Os dados estão sendo coletados com o sistema desenvolvido nos TCCs dos anos anteriores, em razão do sucesso do sistema.

Desde criança

Auxiliar operacional, mas atualmente remanejado para desempenhar a função de auxiliar de biblioteca, Rodrigo Pinheiro da Silva conta que desde criança gostava de brincar com aparelhos velhos como rádios e outros aparelhos eletrônicos.

Ele se recorda de ter montado alguns pequenos transmissores de FM e de sempre ter gostado de compreender como as coisas funcionam, para, a partir dali, tentar montar o próprio produto. "O que montei de mais relevantes foi a CNC e a impressora 3D. Montar algo do nada e ver funcionando é muito bom e gratificante, principalmente com materiais descartados", afirma.

Para montar a impressora 3D, Rodrigo utilizou um escâner, uma impressora e um driver de CD-ROM, além de amortecedores de carro e MDF. Ela trabalha com um plástico chamado P.L.A. e com esse plástico o funcionário começou a elaborar as peças para a melhoria do equipamento. "Usando ela [3D] farei peças para a próxima impressora 3D, utilizarei guias e rolamentos próprios para essa finalidade, aumentando a precisão e altura", explica.

Rodrigo considera muito importante a troca de conhecimentos. Assim como precisa buscar na internet e em grupos informações sobre os softwares necessários para o funcionamento da impressora, ele também possui um canal do YouTube onde posta um conteúdo informativo para dar ideias e tutoriais que as pessoas podem utilizar como referência para desenvolver algo para si.