2019 04 10 Professor do Kansas visita UEM MG 5080

Foi debatida a perspectiva de ampliar parceria em pesquisa e mobilidade, essencial para consolidar inserção internacional da UEM

O professor Adegbola Adesogan, do Departamento de Ciência Animal da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, esteve essa semana na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a convite do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ).  

A parceria entre as duas universidade é respaldada por um acordo de cooperação formal, envolvendo a área de Ciências Agrárias. O professor ministrou um curso na área de Nutrição de Ruminantes, com foco na qualidade higiênica de silagens, incluindo seus possíveis impactos no agronegócio e na saúde pública. 

Em visita à reitoria, Adesogan (foto abaixo), que é diretor de um laboratório de pesquisa em sistemas de produção animal na Universidade da Flórida, no âmbito da rede norte-americana "Feed the Future Innovation Lab", também falou sobre sua linha de pesquisa e dos trabalhos com produtores de leite e carne na África, com foco no desenvolvimento regional a partir de abordagem multidisciplinar. 

2019 04 10 Professor do Kansas visita UEM MG 5063

O professor ressaltou a importância do Brasil em sua área de atuação, pois o País pode ser seguido como referência mais realista, comparativamente a países mais avançados como os Estados Unidos, para produtores de regiões tropicais da África e da Ásia.  

Adesogan, que é doutor, disse que muitas vezes o modelo de produção leiteira dos Estados Unidos é algo tão diferente do que se observa na África, o que acaba se tornando algo muito distante da realidade dos produtores africanos, e não serve de referência. No caso do Brasil, é mais fácil encontrar produtores ou condições para se espelharem.  

Na visita, foram discutidas as possibilidades de intensificação da parceria em pesquisa e mobilidade acadêmica, importante para troca de experiências e para consolidação da inserção internacional da UEM. 

Na visita à Reitoria estavam presentes, além do reitor Julio Damasceno, os professores Sandra Schiavi, assessora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), e João Luiz Pratti Daniel, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UEM.