capa trabalhada

Obra, organizada pelo professor Delton Aparecido Felipe, é fruto de um projeto com a Seti

Um livro fundamental para interessados na discussão das relações raciais acaba de ser lançado, na Universidade Estadual de Maringá, sob a organização do professor Delton Aparecido Felipe, do  Departamento de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da UEM.

O livro “Educação para as relações étnico-raciais: estratégias para ensino de história e cultura afro-brasileira”, disponível online gratuitamente, tem como objetivo fornecer bases para os educadores, em especial da educação básica, na efetivação do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana como demanda a Lei 10.639/2003 em sala de aula.

Com isso, a obra, de 145 páginas, reunindo textos de 11 profissionais, incluindo o do próprio organizador da publicação, procura também contribuir para a construção de uma política educacional antirracista. 

O  livro é fruto de um projeto intitulado "Ações de promoção à formação de professoras e professores para o ensino de história e cultura afro-brasileira na Educação Básica", resultado da parceria entre o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab) da UEM e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), por meio do Programa Universidade Sem Fronteiras.

O projeto tem como execução o período entre outubro de 2018 e setembro 2019, visando capacitar professores para trabalhar com o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. 

Para atingir a finalidade, ele tem executado algumas ações, como a elaboração de material didático como este livro, reunindo conteúdos e temas referentes à cultura afro-brasileira e africana a fim de proporcionar o acesso e a aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 no processo de ensino-aprendizagem e no currículo escolar.

Uma outra ação do projeto é aproximar a Universidade e os alunos e as alunas da graduação com a realidade vivenciada pelos professores na educação básica. 

Parcerias

Delton

Para maximizar essa interação e aprendizado, todos os módulos apresentados nesse material foram elaborados por graduandos ou recém graduandos da UEM com a devida orientação dos professores vinculados ao Neiab.

Segundo Delton (foto acima), é a partir deste material que o projeto está desenvolvendo ações didático-pedagógicas sobre a cultura afro-brasileira e africana com professores e as professoras da educação básica em algumas cidades do Paraná.

Para tanto, foram estabelecidas parcerias com núcleos regionais de Educação e secretarias municipais de Educação, que estão em regiões de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e alta presença da população negra considerando a realidade do Estado. A elaboração do livro e o desenvolvimento do projeto citado é mais um fruto das ações do Neiab da UEM, que, em 12 anos de existência, vem desenvolvendo inúmeras estratégias para o fortalecimento de uma educação antirracista, seja na formação inicial, na formação continuada e/ou na elaboração de materiais didáticos científicos com temas relacionados ao povo negro no Brasil.  

O livro está disponível para os docentes participantes da formação em formato digital no site e também pode ser acessado por todos aqueles que se interessam pela discussão das relações raciais e a entende como fundamental para construirmos um Brasil sem preconceito. 

A obra também será distribuída para as bibliotecas das escolas vinculadas às secretarias Municipais e núcleos de Educação parceiros.

Delton Aparecido Felipe é historiador e pedagogo, mestre e doutor em Educação, e pós-doutor em História. Fez estágio de doutoramento junto ao Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), da Universidade de Aveiro, em Portugal. 

O pós-doutorado dele é na linha de Fronteiras, Populações e Bens cultuais. Delton atua como pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação da Diversidade do Campo (GEPEDIC)/Unespar (Universidade Estadual do Paraná), em Campo Mourão, e do Neiab da UEM, com pesquisas relacionadas ao uso das mídias para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. 

Com atuação docente em História e Cultura Afro-brasileira; História do Brasil; Metodologia do Ensino de História e História da África.