curso portugues IsF

Inscrição é aceita no período da tarde e termina na quinta-feira (28)

O Programa Idiomas sem Fronteiras, vinculado ao Departamento de Letras Modernas (DLM), da Universidade Estadual de Maringá, está selecionando professores de Língua Portuguesa como língua adicional ou estrangeira para atuar no Núcleo de Línguas do Programa IsF (NucLi-IsF) da UEM.

O Processo Seletivo Simplificado, regulado por Edital, é subordinado ao Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de incentivar o aprendizado de Português como Língua Adicional e propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de línguas nas universidades do País.

Uma das ações previstas pelo Programa é a oferta de cursos presenciais de língua portuguesa para alunos estrangeiros em programas de mobilidade acadêmica.

O objetivo do curso de Português para Estrangeiros é o de preparar estudantes para os exames de proficiência exigidos pelos programas de mobilidade, além do uso da língua em contextos acadêmicos, com vistas a enriquecer a experiência linguístico-cultural no processo de internacionalização.

O candidato selecionado não terá bolsa. São oferecidas duas vagas. O prazo de validade deste Processo Seletivo Simplificado é de um ano, contado a partir da publicação do resultado final nos sites do Departamento de Letras Modernas, do ECI e do facebook do ISF/UEM, podendo, a critério da UEM, ser prorrogado por igual período.

ISF

Inscrições

As inscrições serão efetuadas exclusivamente na coordenação do NucLi-IsF da UEM, bloco 29 (Instituto de Línguas/ILG), na sala 10 (Secretaria do NucLi-IsF/UEM), até a próxima quinta-feira (28), das 13h30 às 17h30.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar, pessoalmente ou por meio de procurador legalmente habilitado, os documentos exigidos em edital, incluindo a ficha de inscrição; a comprovação de vínculo com instituição de ensino superior ou o registro de vínculo com outras instituições de ensino; e a cópia de documento oficial de identidade com foto, acompanhada do original (frente e verso).

Estão aptos a concorrer à seleção, por prioridade, aluno de instituição de ensino superior matriculados nos cursos de Licenciatura em Letras —Português; alunos de outras instituições matriculados nos cursos de Licenciatura em Letras - Português-Inglês que possam atuar presencialmente nas atividades semanais do NucLi; alunos de instituição de ensino superior matriculados em Programa de Pós-Graduação em Letras ou Linguística ou Linguística Aplicada ou Estudos da Linguagem, desde que licenciados(as) em Letras —Português; e professores de instituição pública de ensino, desde que licenciados em Letras —Português.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 10 de abril, na coordenação do NucLi-IsF, no facebook do IsF-UEM, e nos sites do ECI e do DLM.