Tools

campus alunos 52009

Deste total, 3.111 são calouros, que serão recepcionados com várias atividades em Maringá e nos câmpus regionais

Quase 15 mil estudantes iniciam as aulas na próxima quinta-feira (7), na Universidade Estadual de Maringá, no início do ano letivo de 2019, dos quais 3.111 são calouros, novos alunos aprovados nos dois últimos vestibulares e no Processo de Avaliação Seriada (PAS).

Para recepcionar estes novos ingressantes, a UEM preparou a "Semana de Integração: calourada 2019", com uma série de atividades a serem desenvolvidas no câmpus sede e nos câmpus regionais, envolvendo rodas de conversas, palestras, apresentação dos programas e projetos institucionais da Universidade, trilha ecológica cultural, coleta de sangue, palestras e uma aula magna.

A programação em Maringá está definida e, com exceção das atividades do Câmpus Regional de Umuarama, a dos demais será concluída nos próximos dias e disponibilizada no site do evento.

Já no dia 7, às 11h30, numa tenda ao lado do Restaurante Universitário, representantes da Reitoria e os diretores de Ensino de Graduação, Luciana Andréia Fondazzi Martimiano; Extensão, Breno Ferraz de Oliveira; e da Cultura, Rael Toffolo, darão as boas vindas aos calouros. A mesma cerimônia ocorrerá às 19 horas, também ao lado do RU.

logo semana calouros 2019

Conforme o site do evento, a ideia da Semana de Integração é "apresentar a Universidade como um espaço democrático, de pensamento crítico e de existências plurais". 

A página destaca que, "ao longo da recepção, os diversos grupos participantes mostrarão como resistem às dificuldades, em contextos socioeconômicos variados. Além disso, o objetivo é apresentar como a própria comunidade, com seus mais diversos grupos atendidos, também encontra, na universidade pública, inúmeras possibilidades de existência".

A diretora da DEG, Luciana Martimiano, lembra, ainda, que a UEM sempre vai repudiar o trote violento que causa constrangimento físico ou psicológico às pessoas. Por isso, quem se sentir vítima deste tipo de atitude poderá entrar em contato com o disk-trote por meio do 0800 6434278. 

Luciana enfatiza ainda que será promovido o trote solidário, com o objetivo de premiar as melhores ações de recepção aos calouros nos cursos. O edital com as regras está disponível no site da Calourada.

Dos calouros que iniciam as aulas na quinta-feira, 2.704 estão matriculados no câmpus-sede, 182 no Câmpus Regional de Umuarama (CAU), 134 no Câmpus Regional de Cianorte (CRC), 52 no Câmpus Regional de Goioerê (CRG), 27 no Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV) e 12 no Câmpus do Arenito (Cidade Gaúcha). No total, somando os novos alunos e os demais são 14.841 estudantes matriculados para iniciar o ano letivo. 

A organização da Calourada é da UEM, por meio das pró-reitorias de Ensino (PEC), Extensão e Cultura (PEC), Assessoria de Comunicação Social (ASC), Unitrabalho (Fundação Universitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

 

uem tv