dia da mulher peq

A iniciativa é da PEC com apoio do HUM

O Dia Internacional da Mulher vai ser marcado por uma grande homenagem a profissionais que atuam em projetos de defesa do público feminino. É o evento Mulheres que defendem Mulheres, que vai ser realizado no Auditório do Hospital Universitário (HUM), no dia 8 de março, às 9 da manhã.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM), preocupada com o aumento da violência contra a mulher, que se traduz no grande número de ocorrências de feminicídio em todo o país, achou importante dar visibilidade aos grupos que a UEM possui que dão apoio às mulheres nas mais diferentes formas de violência.

Quase três em cada dez mulheres sofreram algum tipo de violência física nos últimos 12 meses. 42% dessas agressões ocorreram dentro da própria casa. Os agressores são conhecidos: maridos, namorados, vizinhos, ex-maridos. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. E um ponto chama atenção: 52% das vítimas de violência não denunciam a agressão por falta de apoio.

“A proposta é mostrar o que a UEM vem fazendo para combater a violência de gênero, a violência que se traduz na falta de acesso a fontes de renda e a tratamentos de saúde, por exemplo. Desta forma, decidimos homenagear onze profissionais que vêm se destacando em movimentos de enfrentamento dos problemas que desafiam as mulheres nos nossos dias. Essas homenageadas fazem parte de serviços, projetos e núcleos ligados à UEM”, explica a anfitriã do evento, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora de Melo Sant’Ana.

A programação do evento começa às 9 da manhã, do dia 8 de março. Serão exibidos vídeos sobre a ação das homenageadas e elas receberão menções honrosas pelo trabalho que executam. “Mas todas as mulheres presentes se sentirão homenageadas e o evento ainda vai contar com representantes da Rede de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher”, explica uma das coordenadoras, a professora Larissa Renata de Oliveira Bianchi.

Confira a lista das homenageadas abaixo:

Drª Odete Correia Antunes, pediatra, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Responsável pelo Protocolo de Violência Física e Sexual no HUM; Maria Therezinha Loddi, docente do Departamento de Psicologia da UEM e coordenadora do Projeto Empreendedorismo com Mulheres; Miriam Fernandes, assistente Social do HUM, que atua no Projeto de Apoio às Vítimas de Violência; Crishna Mirella Andrade Correa, coordenadora do Núcleo Maria da Penha – Numape; Marivânia Conceição de Araújo, professora do Departamento de Ciências Sociais da UEM e membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros/Neiab; Eliane Rose Maio, docente do Departamento de Educação da UEM e coordenadora do Nudisex; Sueli Aparecida Castilho Caparroz, professora do Departamento de Enfermagem e coordenadora do projeto de extensão Educação, Gênero e Violência; Isadora Vier Machado, professora do Departamento de Direito Público da UEM e membro do Numape; Mara Lucy Castilho, professora do Departamento de Economia e membro da Cooperativa Social Unitrabalho – UEM; Márcia Edilaine Lopes Consolaro, professora do Departamento de Análises da UEM e pesquisadora da área de câncer de mama e colo de útero; e Sandra Maria Peloso, professora do Departamento de Enfermagem da UEM e pesquisadora na área de prevenção ao câncer de colo de útero.