Foto 5

UEM é parceira no convênio, que envolve rede de universidades/Institutos da América Latina

A professora Patrícia Marino, do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), da Argentina, esteve na Universidade Estadual de Maringá (UEM), semana passada, para acompanhar o andamento das pesquisas ligadas ao projeto voltado para a valorização da produção da seda.

Trata-se de um projeto de cooperação no âmbito do convênio de apoio da União Européia, denominado "Europe aid/150248",

iniciado em 2017.

No Brasil, mais especificamente no Paraná, o projeto é coordenado pela professora Maria Aparecida Fernandez, do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC), da UEM.

Sob a coordenação geral da professora Patrícia, do INTI, na Argentina, o projeto envolve uma rede de universidades e pesquisadores do México, Cuba, Colômbia, Equador e Itália, entre outros países. A UEM é a única parceira no Brasil.

Na última terça-feira (19), pela manhã, a professora Patrícia Marino, acompanhada do assessor da área financeira do projeto, Oscar Alfredo Sicari, visitou a Reitoria. Eles foram recebidos pelo reitor Julio César Damasceno.

Também estavam presentes ao encontro, entre diversos docentes, os professores Maria Aparecida Fernandes, Alessandra Aparecida Silva e Marco Aurélio Schuler de Oliveira; estudantes de diferentes cursos e departamentos da Universidade, além da assessora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), da UEM, Sandra Schiavi; do pró-reitor de Administração, Antonio Marcos Flauzino dos Santos; da diretora do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Káthia Socorro Mathias Mourão, e de coordenadores dos programas de pós-graduação em Ciências Biológicas (PBC), Wanderley Dantas dos Santos, e em Agroecologia - Mestrado Profissional/MPA, Maria Marcelina Milan Rupp.

Antes de retornar à Argentina, a professora Patrícia e o assessor Oscar visitaram propriedades sericícolas (Mandaguaçu), Entreposto da Bratac (Mandaguaçu), e a Fazenda Experimental da UEM em Iguatemi. A apresentação do projeto e a troca de experiências de produção foram discutidas na fiação de seda Bratac (Londrina), contando com a presença dos diretores, Shigueru Taniguti Júnior e Renata Amano (esta última também presidente da Associação Brasileira da Seda/Abraseda), e do gerente da Câmara Técnica do Complexo da Seda do Estado do Paraná, Oswaldo da Silva Pádua.

Finalizando as atividades, na quinta-feira (21), a professora Patrícia e  Oscar visitaram o Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa da UEM (Comcap), para a certificação da qualidade de apoio que a UEM dispõe  para  as atividades de pesquisa associadas ao projeto.

Vale destacar que, além de ser voltado para a pesquisa, o projeto tem apelo social e vocação extensionista, à medida em que oferece apoio aos produtores do bicho da seda e promove o empoderamento das mulheres envolvidas na atividade.