formados 2019

Cinco alunos receberam láurea acadêmica; estudantes do câmpus sede colam grau na quinta e sexta-feira. Confira as fotos na galeria

Com a entrega de diploma a 91 formados dos cursos de Ciências Contábeis, Pedagogia, Design e Moda, no Câmpus Regional de Cianorte, na última sexta-feira (15), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) encerrou as solenidades de colação de grau, em 2019, dos câmpus regionais.

A cerimônia ocorreu no ginásio de esportes municipal, reunindo diversas autoridades acadêmicas, militares e políticas de Cianorte e região. A paraninfa geral dos formandos foi a servidora técnica Marina Matico Ishii (foto abaixo), recebida, no evento, sob o acompanhamento musical da Orquestra de Câmara da UEM.

paraninfa 2019

Oito servidores técnicos, três docentes e três alunos falecidos receberam homenagem póstuma. Letícia Bonfim de Brito (foto abaixo), do curso de Pedagogia, prestou juramento em nome de todos os colegas.

juramentista 2019

Após a exortação do reitor Julio César Damasceno, conclamando os formandos a serem "conscientes de seus deveres para com a pátria, como participantes no seu desenvolvimento", e que, em seguida, procedeu a outorga coletiva de grau, a formanda Beatriz Correa do Carmo (foto abaixo), do curso de Moda, oradora geral, fez o agradecimento aos professores e mestres e, no final, citou um poema de Charles Chaplin.

oradora 2019

O poema, que segundo a oradora, a acompanhou em uma parede do quarto dela durante os quatro anos de graduação, "nos faz refletir sobre nossas escolhas, nossa forma de enxergar a vida e de lidarmos com os desafios que iremos encontrar daqui pra frente, seja em nossa vida profissional ou pessoal".

No último parágrafo, o poema diz: "posso lamentar as decepções com amigos... ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer nova amizades. Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está, na minha frente, esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim".

O vice-reitor, Ricardo Dias Silva, também fez uma saudação aos neograduados. A paraninfa geral, que, em nome da Universidade, recebeu um placa de homenagem alusiva ao evento, discursou em seguida.

Marina falou da honra em ter sido escolhida paraninfa e amadrinhar os formandos. "Formandos e formandas, ser reconhecida com esta honraria é algo indescritível e represento meus colegas, servidores técnicos, agentes de segurança, zeladores, e todos aqueles que trabalham nos bastidores para que a Universidade alcance sua missão com êxito", declarou.

Láureas

Os formandos Oziel Vicente de Souza, Danyella Fernanda Silva, Josiane Angélica Mendes, Juliana Ferreira dos Santos e Leslie Amanda da Silva, todos do curso de Pedagogia, receberam a láurea acadêmica, honraria concedida, pela Universidade, aos acadêmicos que concluem a graduação com pelo menos dois terços das notas com nota nove ou superior. A láurea, portanto, é uma distinção honorífica conferida a título de reconhecimento da excelência.

A UEM também fez homenagem aos pais. A eles foi oferecida uma música, executada pela Orquestra de Câmara da Universidade, como forma de os filhos e filhas externarem toda a admiração e gratidão.

Colaram grau em Cianorte 15 graduados em Ciências Contábeis, 31 em Pedagogia, 20 em Design e 25 em Moda. Com estes, a UEM já formou 71.316 profissionais nos quase 50 anos de existência da instituição.

Entre as várias autoridades que prestigiaram a solenidade estavam o prefeito de Cianorte, Claudemir Bonjiorno; o presidente da Câmara Municipal, Sílvio Fernandes; o vereador Victor Davanço; o sub-tenente comandante do Posto da Polícia Rodoviária de Cianorte, Antonio Dinardi; o diretor criativo da Grendene, Edson Matsuo; o diretor do Câmpus Regional de Cianorte, Alessandro Santos da Rocha; o chefe do Núcleo Regional de Educação, Carlos Destéfano; os chefes dos departamentos de Design e Moda e de Ciências Contábeis, Márcio José Silva e Edmilson da Silva, respectivamente (Edmilson também preside o Sindicato dos Docentes da UEM/Sesduem); o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Ângelo Aparecido Priori; o diretor e o diretor-adjunto do Centro de Tecnologia (CTC), Leandro Vanalli e Romel Dias Vanderlei, respectivamente; a diretora-adjunta do centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Gisele Mendes de Carvalho; o chefe de Gabinete da Reitoria, José Antonio Martins; e o pró-reitor de Administração, Antonio Marcos Flauzino dos Santos.

2019 02 15 Colação Cianorte MG 9877

A entrega dos diplomas da turma de 2018 termina nas próximas quinta e sexta-feira (21 e 22) para os alunos dos cursos oferecidos no câmpus sede e também para os matriculados em 20 polos presenciais dos cursos EAD.

Vale lembrar que a UEM já realizou algumas formaturas antecipadas, que geralmente atende graduandos que passaram em cursos de pós ou concursos públicos e necessitam ter em mãos o diploma antes da data marcada para colação conjunta. No total ocorreram oito solenidades.