Tools

2019 02 07 Recepcao Calouros Indigenas MG 6783

Quatro dos seis aprovados foram recepcionados na Instituição

Na manhã desta quinta-feira (7), a UEM recepcionou os calouros aprovados no XVIII Vestibular dos Povos Indígenas. As boas-vindas aos estudantes foi dada na sala dos Conselhos Superiores, no bloco da Reitoria.

A organização do encontro é responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino (PEN), com apoio da Comissão Universidade para os Índios (Cuia) e da Associação dos Universitários Indígenas da UEM (Auind).

Estavam presentes quatro dos seis aprovados no vestibular, Elionai da Silva, Elizandra Gyre Pereira, Lorivan Gabriel e Priscila Pinheiro. Elionai vai cursar história, Elizandra e Lorivan odontologia, e Priscila psicologia. Um dos calouros não pôde comparecer à recepção e outro desistiu de cursar a graduação.

2019 02 07 Recepcao Calouros Indigenas MG 6786 2

Lorivan Gabriel (foto acima), da Terra Indígena kuaray haxa, disse que espera hospitalidade da Universidade. “Assim como vamos acolher a UEM, esperamos ser acolhidos por ela”, afirma.

Afirmando que a Universidade se sente honrada por ter sido escolhida pelos calouros e destacando a responsabilidade da Instituição na caminhada desses alunos durante a gradução, o reitor e o vice-reitor da UEM,  Julio  Damasceno e Ricardo Dias, respectivamente, falaram sobre a importância de inclusão no ensino superior e da valorização das culturasindígenas  brasileiras. "Temos que garantir que o espaço da UEM inclua todas as diversidades", disse Damasceno. “No contexto atual do País, temos a obrigação de construir uma Universidade plural, principalmente por se tratar do uso de recursos públicos”, finaliza Dias.

*Jornalista residente pelo Programa de Residência Técnica, com supervisão da Assessoria de Comunicação