limpa3Evento debate reações, por alterações no metabolismo, das células responsáveis pela síntese da insulina

Com a realização do 1º Colóquio César Timo-Iaria: a célula beta como alvo da programação metabólica, a UEM (Universidade Estadual de Maringá) presta uma homenagem ao fisiologista e professor titular do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade de São Paulo, Angelo Rafael Carpinelli, que completa 50 anos de carreira estudando e contribuindo com as pesquisas sobre os mecanismos moleculares da secreção de insulina.

O evento será no dia 22 de fevereiro e reunirá pesquisadores e pós-graduandos que investigam como a célula beta, responsável pela síntese da insulina, é afetada por alterações no metabolismo, sob a ótica do conceito Origens Desenvolvimentistas da Saúde e Doença (DOHaD). De acordo com este conceito, eventos estressores ocorridos em algumas fases da vida, como preconcepção, gestação, lactação, infância e adolescência, podem programar, metabolicamente, o organismo para o desenvolvimento da saúde e da doença na vida adulta. Além de repercutir nas próximas gerações.

Esta primeira edição do Colóquio contará com a participação de pesquisadores da UEM, da Universidade Estadual de Campinas, da Universidade de São Paulo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, da Universidade Federal de Goiás e da Universidade de Coimbra-Portugal, entre outras instituições.

Carpinelli, que estará presente no evento, formou, ao longo dos seus 50 de carreira, algumas dezenas de pesquisadores que hoje dão continuidade à sua linha de pesquisa. Um desses cientistas é o professor Paulo Cezar de Freitas Mathias, da UEM, que é o idealizador deste colóquio. Segundo ele, a programação do evento foi pensada de forma a criar interação e troca de experiências entre pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação que pertencem ou pertenceram aos grupos de pesquisas que descendem da orientação de Carpinelli.

A equipe do Laboratório de Biologia Celular da Secreção responde pela organização do Colóquio, que conta com apoio do Centro de Ciências Biológicas, do Núcleo de Estudos em Diabetes, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas,  do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UEM.

As atividades serão realizadas no auditório do Bloco-B33. A inscrição pode ser feita até 15 de fevereiro a uma taxa de R$ 25,00 e após esta data a R$ 35,00.

Informações pelo e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo fone (44) 3011 4892.

  

Serviço:

1º Colóquio César Timo-Iaria: a célula beta como alvo da programação metabólica

Data: 22 de fevereiro

Local: Bloco B-33, câmpus universitário da UEM

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fone: (44) 3011 4892.