2019 01 22 Ana Claudia Piraja Bsndeira Primeira Mulher a assumir a OAB MG 6431A posse será nesta quarta-feira no Teatro Calil Haddad

Ana Cláudia Pirajá Bandeira assume, nesta quarta-feira, dia 23, a presidência da subsseção de Maringá da Ordem dos Advogados do Brasil. Professora de Universidade Estadual de Maringá (UEM), ela será a primeira mulher a presidir a OAB de Maringá desde que a ordem foi criada na cidade, há 60 anos. A posse no cargo será no Teatro Calil Haddad com início marcado para as 19 horas.

Hoje (21/01) pela manhã, Ana Claudia e Bruno Grego dos Santos, que será empossado como novo vice-presidente da Ordem, foram recebidos pelo reitor da UEM, Julio Damasceno, em uma visita de cortesia.

2019 01 22 Ana Claudia Piraja Bsndeira Primeira Mulher a assumir a OAB MG 6381

Ana Claudia e Bruno Grego dos Santos em entrevista à Rádio UEM FM (acima) e com o reitor da UEM (foto no início da matéria)

Um pouco mais cedo, os dois concederam uma entrevista ao jornalista Marcelo Henrique Galdioli, da Rádio UEM FM. Ana Cláudia, que é a atual vice-presidente do órgão, falou da sua gratidão pela UEM, onde concluiu a graduação e o mestrado. Para ela, assumir a presidência da OAB-Maringá é uma forma de retribuir para a sociedade o benefício de ter uma formação acadêmica em uma universidade pública.

A marca da docência, segundo Ana Cláudia, estará presente na sua gestão à frente da OAB-Maringá, através da oferta de cursos de aperfeiçoamento aos profissionais da área.

.A nova presidente também salientou que pretende fortalecer as 48 comissões existentes na subseção e ainda estimular a criação de novas comissões, abrindo espaço para a inclusão do jovem advogado e ampliando o diálogo com a sociedade.

Sobre o fato de ser a primeira mulher a assumir a presidência da OAB Maringá ela concordou que realmente é um marco e que, inclusive, foi incentivada por outras mulheres a encarar o desafio, e que isso é mais uma evidência de que a mulher vem ocupando seu espaço e está cada vez mais presente em todos os setores da sociedade.

Selo OAB

O reitor da UEM convidou a professora Ana Cláudia a representar a Universidade na cerimônia de entrega do Selo de Qualidade OAB Recomenda no dia de 30 de janeiro em Brasília.

Será a sexta edição do prêmio e mais uma vez a UEM será agraciada. A Universidade conquistou os cinco títulos concedidos pela OAB nos últimos vinte anos..

A entrega do prêmio  leva em conta a aprovação de alunos no Exame de Ordem, além do desempenho no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Junto com Ana Cláudia e Bruno Grego dos Santos, vão tomar posse o secretário-geral Everton Caldeira, secretária-adjunta Sheyla Borges de Liz e tesoureiro Eder Fabrilo Rosa, além dos 30 conselheiros.

A eleição para a nova diretoria da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Maringá foi realizada no dia 22 de novembro do ano passado, quando a chapa encabeçada por Ana Claudia foi eleita com 2.189 votos.