Tools

Veronica

É o reconhecimento sobre a atuação dela na área da educação social e da defesa dos direitos da criança e adolescente

A professora Verônica Regina Muller recebeu, na última terça-feira (11), homenagem na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), câmpus São Gonçalo, pelo trabalho desenvolvido durante 26 anos no Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na área da educação social e da defesa dos direitos da criança e do adolescente.

A homenagem ocorreu no evento "III Jornada de Educação Não Escolar e Pedagogia Social Eduso". Instalado na sala 2, da Biblioteca Central, o PCA, atualmente coordenado pela professora Paula Marçal Natali, é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC).

É um Programa de assessoria, capacitação, intervenção social e produção científica. Criado em 1992, está direcionado para a pesquisa aplicada e a divulgação de práticas e conhecimentos sobre a temática específica da infância e adolescência. 

O PCA prioriza a participação de diferenciados atores sociais (professores e profissionais de várias áreas do conhecimento, técnicos, alunos) na defesa da criança e adolescente. Desde a sua criação, busca contribuir para o debate nacional sobre soluções e alternativas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população infanto juvenil. 

O Programa desenvolve atividades alicerçadas nos princípios da Doutrina da Proteção Integral, dispostos nos documentos internacionais e na legislação brasileira, especialmente na Constituição Federal (1988), no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8069/90)/ECA, na Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.08090) SUS, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96)/LDB e da Assistência Social (Lei nº 8.742/93)/LOAS. 

O PCA vem priorizando a construção de uma rede permanente de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Trabalha em parceria com organizações do mesmo setor, com organizações estatais, privadas e da sociedade civil, estabelecendo vínculos efetivos nos âmbitos municipais, regionais, estaduais, nacional e internacional, sem perder de vista o seu perfil acadêmico -social.

 

uem tv