2018 12 05 Assinatura da Lei que Sanciona a Maratona Pare de Fumar Correndo MG 3933

A solenidade de sanção da Lei Nº 10.773/2018 ocorreu nesta quarta-feira (5), às 10 horas, na UEM

Galeria de fotos.

A partir de 2019, a Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima (Prova Pare de Fumar Correndo), promovida pelo Mudi (Museu Dinâmico Interdisciplinar) da UEM (Universidade Estadual de Maringá), passa a fazer parte do calendário oficial da cidade. A solenidade de sanção da Lei Nº 10.773/2018 ocorreu nesta quarta-feira (5), às 10 horas, no prédio da reitoria.

A lei foi sancionada pelo prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e assinada pelo secretário de esportes do município, Valmir Augusto Fassina, pelo reitor da UEM, Julio César Damasceno, pelo representante dos vereadores autores do projeto, Onivaldo Barris, e pelo coordenador do projeto na Universidade, Celso Conegero.

Ulisses Maia ressaltou que, além de reconhecer a maratona, a lei transforma o projeto em política de Estado e garante a continuidade e independência da ação. O prefeito afirmou que os benefícios que a ação trouxe para muitas pessoas ao longo dos 15 anos de existência fez do evento um sucesso que deve ser apoiado oficialmente pela legislativo e executivo em parceria com a academia.

O reitor da UEM, Julio Damasceno, destacou que o fato de a prova ser em modalidade de revezamento motiva muitas pessoas a participarem e mobilizou a população maringaense para a realização de esportes. De acordo com Damasceno, “a maratona afeta positivamente a vida das pessoas”.

2018 12 05 Assinatura da Lei que Sanciona a Maratona Pare de Fumar Correndo MG 3788

Onivaldo Barris lembrou que os créditos devem ser dados ao professor Celso Conegero e a toda equipe do projeto e parceiros. “Não haveria outro local para sancionar esta lei do que a própria UEM, local em que nasceu a ideia da maratona contra o tabagismo com o grande benefício de salvar vidas”.

O secretário de esportes, Valmir Augusto Fassina, enfatizou que a lei é o reconhecimento de um trabalho de longa data que tem como foco o esporte e a qualidade de vida da comunidade. Em sua fala ressaltou também a importância da aproximação entre a Universidade e a Prefeitura em benefício da sociedade.

2018 12 05 Assinatura da Lei que Sanciona a Maratona Pare de Fumar Correndo MG 3777

O professor Conegero agradeceu ao legislativo que, segundo ele, de forma espontânea propôs a criação da lei. “É uma satisfação muito grande a criação dessa lei. O projeto não é meramente uma corrida de rua, mas envolve uma série de ações para prevenção e tratamento do tabagismo”.

O projeto de lei é de autoria dos vereadores Onivaldo Barris, Alex Chaves, Mário Hossokawa, Mario Verri e Altamir da Lotérica. Participaram também da cerimônia, integrantes do Lions Clube de Maringa Cristal e os representantes da gestão da UEM.

Pare de Fumar Correndo 2018

A 15ª edição da Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima (Prova Pare de Fumar Correndo) foi realizada no dia 26 de agosto. O percurso de pouco mais de 42 mil metros foi percorrido em circuito e na forma de revezamento por equipes nas categorias masculina e feminina. Inscreveram-se para esta edição, 317 equipes, cada uma composta por oito atletas, totalizando assim 2.536 competidores.

A prova comemora o dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) e motiva a população em busca de uma melhor qualidade de vida.

Projeto Tabagismo

O professor Conegero foi surpreendido pelo comunicado da sanção da lei. Segundo ele, o convite chegou dias antes da cerimônia pública. Essa espontaneidade da ação do legislativo e do executivo reflete o relevante papel que a maratona ocupa na cidade de Maringá.

A maratona faz parte do Projeto Tabagismo, que trabalha em duas frentes, a prevenção e o tratamento. Todo o trabalho é gratuito. De acordo com o professor, mais de mil pessoas já pararam de fumar com auxílio das ações.

Prevenção

A prevenção é o carro-chefe do projeto. A principal atividade de prevenção é a Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima (Prova Pare de Fumar Correndo). Durante a realização das provas, a equipe em parceria com diversas entidades, promove ações de saúde. Cadastro de pessoas que querem parar de fumar, aferição de pressão, análise de glicemia, recreação e diversas outras atividades.

As últimas edições contam também com mostra científica, momento em que pesquisadores, professores e estudantes apresentam projetos de pesquisa relacionados ao tema.

O Projeto Tabagismo realiza também atividades em escolas, empresas e entidades públicas e privadas. Qualquer instituição pode entrar em contato com a equipe e agendar palestras, cursos e capacitações.

Nas escolas, o trabalho é executado com base em um cronograma que atende todas as turmas. A atividade tem em torno de 30 minutos e aborda a questão do tabaco e do narguile. Posteriormente à apresentação da equipe, os gestores da escola organizam um concurso de desenhos ou de frases. Os melhores desenhos de cada categoria ganham brindes e uma exposição no Mudi, além da mostra organizada na própria escola. As melhores frases ganham brindes e são confeccionadas faixas que serão utilizadas em eventos, como as corridas.

Tratamento

O tratamento é oferecido em grupos de 15 pessoas por um período que pode variar de 30 a 60 dias. A turma diurna se encontra duas vezes por semana durante um mês. Já a turma que é atendida no período noturno tem um encontro semanal por um período maior, dois meses.

Durante as reuniões, os integrantes recebem informações e compartilham vivências. A ação é realizada em parceria com o Sistema Único de Saúde e oferece encaminhamento para tratamento em unidades básicas do município, em que profissionais médicos podem indicar medicação quando necessário.

As reuniões ocorrem no Mudi e já têm fila de espera para o próximo ano. Os interessados podem obter mais informações sobre a inscrição no telefone (44) 3011-5988, ou ainda no site www.tabagismo.uem.br e Facebook.