dalton senda 3

Pesquisas do médico ocorrem no Hospital Universitário

O neurocirurgião que presta serviço no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Dalton Makoto Senda, é um dos expoentes, no mundo, em cirurgias de nervos periféricos e do plexo braquial. Ele acaba de voltar da Rússia, onde foi ministrar aula sobre o tema, no curso Internacional de Educação em Cirurgia do Sistema Nervoso Periférico.

As atividades ocorreram em meados de novembro, no Centro Federal de Neurocirurgia de Tyumen, na Rússia. Segundo Senda, “foi uma valiosa troca de conhecimentos no sentido de desenvolver e aprimorar técnicas para regeneração de lesões completas e parciais no plexo braquial. Além disso, nos orgulhamos de representar o Brasil e o Paraná”, destacou o médico.

O convite para ministrar a aula veio do chefe do Comitê de Cirurgia de Nervos Periféricos da Federação Mundial de Comunidades Neurocirúrgicas, doutor Mariano Socolovsky. O médico também é chefe do Departamento de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas José de San Martín, da Universidade de Buenos Aires, onde o doutor Sena estudou.

Além de atuar como docente, o neurocirurgião do HUM pode tomar conhecimento do avanço das técnicas cirúrgicas que melhoram a qualidade de vida dos pacientes, assistindo aulas práticas de outros convidados. Segundo Senda, o FSC é um dos melhores centros neurocirúrgicos do mundo, administrado pelo doutor Albert Sufianov.