A equipe do Programa Researcher Connect está em Maringá para treinamento de comunicação científica em língua inglesa
A equipe do Programa Researcher Connect, do Conselho Britânico, está na UEM (Universidade Estadual de Maringá) para realização de um curso presencial para o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores. As aulas ocorrem no ILG (Instituto de Línguas), entre os dias 21 e 23 de novembro, durante o dia todo.
É a segunda vez que o curso é realizado na UEM. A professora Silvana Marques de Araújo, do Departamento de Ciências Básicas da Saúde (DBS), coordena a ação, que tem como objetivo melhorar a comunicação científica em língua inglesa. De acordo com Silvana, o conteúdo é ministrado totalmente em inglês e trata, dentre outros assuntos, das relações internacionais, submissão de projetos, apresentação oral em congressos e produção de artigos científicos.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Cloves Cabreira Jobim, participou da abertura do evento nesta quarta-feira (21) e destacou que a atividade é importante para os pesquisadores envolvidos nos diferentes programas de pós-graduação e irá auxiliar estudantes e professores. “A inserção internacional hoje é fundamental para o crescimento da pós-graduação”, afirmou.
O curso é reconhecido e difundido internacionalmente e possibilita incrementar a interação em pesquisa. A comunicação é vista como uma estratégia para que os pesquisadores possam interagir internacionalmente. Segundo a assessora especial do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM, Sandra Schiavi, a ação tem uma importância muito grande como base, como fundamento, para as pesquisas em cooperação internacional e consequente inserção internacional.
Sandra explica ainda que o ECI tem entre seus objetivos consolidar a UEM a partir de ações que insirram a Universidade de maneira consistente no cenário internacional. A assessora defende que não se trata simplesmente da participação em um workshop, mas da construção de relações duradouras. “Este tipo de curso é fundamental para que essas relações duradouras possam ser construídas entre os pesquisadores por desenvolver habilidades em comunicação”, finaliza.
Stela Mascarenhas, uma das professoras do curso, ressalta que o Researcher Connect contribui para que os pesquisadores se tornem hábeis a se comunicarem no cenário acadêmico internacional. São trabalhados temas como projetos e artigos, conferências, colaboração em network e demais estratégias.
Flávia Pires Rodrigues, do Conselho Britânico, afirma que o objetivo é treinar os participantes e fazer com que eles se familiarizem com a comunicação científica. Não é um curso somente de escrita, o curso oferece um conteúdo que abrange várias situações em que o pesquisador precisa se comunicar cientificamente.
A ação é uma parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), British Council (BC), Fundo Newton (FN) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
O curso tem duração de três dias e possui oito módulos que abordam:
Know Your Audience: módulo obrigatório que ajuda os participantes a pensar sobre suas estratégias de comunicação e os diferentes públicos com os quais trabalha.
Abstracts: que permite que os participantes tornem-se leitores e escritores críticos por meio de revisão e prática, utilizando técnicas e estilos apresentados durante o curso. Foca nas técnicas e abordagens para capacitar os participantes a fazer decisões bem informadas na criação de seus próprios resumos.
Academic Collaboration: ajuda os pesquisadores a abordar potenciais colaboradores com mais confiança, e a entender quando e onde colaborações podem ser úteis e benéficas.
Academic Writing: este módulo utiliza a abordagem do Researcher Connect para analisar criticamente os elementos essenciais da escrita acadêmica, e identificar, criticar e desenvolver o estilo de escrita de cada participante através da aquisição de táticas, ferramentas e técnicas relevantes de linguagem.
Digital Researcher: ajuda a desenvolver as habilidades de uso de ferramentas digitais com confiança para melhor fomentar suas carreiras acadêmicas. O módulo irá detalhar estratégias utilizando redes sociais para possibilitar que pesquisas sejam mais detectáveis, mais citadas e atingir maior impacto.
Effective Emails: habilita os participantes a entender como seus e-mails estão sendo lidos, e a detectar erros comuns. Constrói um guia para uma comunicação clara, precisa e de sucesso.
Persuasive Proposals: apresenta ferramentas essenciais, incluindo planejamento de projeto, e os coloca em prática através do desenvolvimento de uma proposta básica, conduzido por equipes. Enfatiza a linguagem e estilo focados no público e a criação de metas, efeitos, outputs e inputs conectados de forma lógica.
Presenting With Impact: módulo altamente interativo que ajuda os participantes a construir percepção crítica e habilidades de reflexão, assim como técnicas para uso da voz, linguagem corporal e estrutura de apresentação, através da criação e entrega de suas próprias apresentações orais.