Alonso

Além de Luciano Alonso (foto), o evento reunirá pesquisadores de outros países, e ocorrerá no câmpus sede e de Ivaiporã, da UEM

O professor Luciano Alonso, da Universidad Nacional del Litoral (UNL), na Argentina, fará, hoje (21), às 19h30, no auditório do PDE, bloco B-33, câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a conferência “História e Direitos Humanos - Los ciclos de la movilización pro derechos humanos: de las luchas antidictatoriales a las agendas ampliadas”, que vai marcar a abertura oficial da 23ª Semana de História da UEM.

Graduado em em História, magister em História Latino-Americana e Ciências Sociais e doutor em História, Alonso também dá aulas na Universidade Nacional de Rosário, ministrando as disciplinas de História Social e Teoria Social.

Ele ainda é diretor do Centro de Estudos Sociais Interdisciplinares do Litoral da UNL. Nos últimos anos, desenvolveu estudos sobre mobilização pelos direitos humanos e violência política desde a década de 1970 até o momento.

Alonso escreveu vários livros, incluindo "Defesa dos direitos humanos e cultura política: entre Argentina e Madri", e "Lutas em espaços vazios de sonhos. Movimento de direitos humanos, ordem local e ação anti-sistêmica em Santa Fé".

Simultaneamente à Semana de História ocorrerão o 9º Fórum de Pós-Graduação em História, o 8º Congresso de História de Ivaiporã, o 4º Fórum de Licenciatura em História e o 1º Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Profhistoria) da UEM.

Os eventos reunirão pesquisadores da Universidade Nacional do Litoral (UNL), da Argentina; da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Eles irão debater, de 21 a 23 de novembro, nos câmpus em Maringá e em Ivaiporã, os direitos humanos sob vários aspectos, incluindo gênero, sexualidade, raça e etnia; marcos históricos e legais; e  a violência contra mulheres, indígenas e camponeses.

Nesta edição, o evento terá como tema "Histórias e Direitos Humanos no Mundo Contemporâneo: desconstruções", em comemoração ao 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O objetivo é reunir docentes e estudantes do ensino superior, graduação e pós-graduação, além de docentes da rede de educação básica, para discutirem e refletirem, neste momento oportuno, sobre as diferentes temáticas pertinentes e diretamente relacionadas à História e aos Direitos Humanos.

A programação, que no câmpus-sede da UEM, em Maringá, prevê atividades em vários locais, inclui também mesas-redondas, simpósios temáticos e apresentações de trabalhos científicos.

Outras informações no site, e-mail "shuem2018@gmail.com" ou telefone (44) 3011-4328. A responsável pelas informações é a professora Isabel Cristina Rodrigues, e-mail "icrodrigues2006@gmail.com".